A realização de um sonho de um grupo de alunos e a satisfação de ver a obra tão ensaiada sendo executada pela primeira vez de uma maneira mais profissional, através de um concerto que reuniu diversos ritmos e estilos musicais. Assim foi a apresentação da Orquestra Soprano, do CAIC Nossa Senhora dos Prazeres, realizada nesta quarta-feira (23), no Teatro Marajoara.

O público compareceu mesmo numa noite fria e presenciou um verdadeiro show de música. Sob a regência do maestro André Medeiros oito alunos da rede pública municipal de ensino mostraram talento na execução das peças selecionadas para o espetáculo.

Na abertura, uma música clássica e de grande sucesso: “Pequena Serenata Noturna” ou da forma original “Wolfgang Amadeus”, de Mozart. Esta seria apenas uma prévia do que viria pela frente. Outras peças consagradas do gênero clássico, MPB com Roberto Carlos, bossa nova com Pixinguinha e o famoso choro Carinhoso, rock, samba, tango, jazz e participação de músicos convidados. 

De acordo com a secretária municipal da Educação, Valdirene Vieira, este é mais um projeto disponível na rede de ensino e que contribui com a aprendizagem dos alunos. “A música exige concentração, disciplina muito estudo e dedicação. Ela é uma linguagem universal, onde somos agraciados com momentos como este. Uma atividade realizada no contraturno escolar, de forma gratuita e que beneficia crianças e adolescentes da região Sul da nossa cidade”, disse a secretária.   

A Orquestra faz parte do projeto Música na Escola, da Secretaria de Educação de Lages, e tem como objetivo estimular a formação musical de alunos da rede pública municipal de ensino. Criada em 2013, conta com 50 integrantes e os ensaios acontecem sempre no contraturno escolar e também em alguns finais de semana. “Mais do que fazer com que os alunos aprendam a música queremos que eles multipliquem este conhecimento na convivência em família e com os amigos”, salientou o maestro André.

Fotos: Carlos Alberto Becker