VIAGEM DAS LEOAS A MANAUS

Um projeto mal elaborado pelo Executivo solicitando à Câmara de Vereadores autorização para que a Prefeitura bancasse os custos de passagens aéreas, alimentação e estadia das Leoas da Serra até  Manaus,  onde disputarão o primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro de Futsal Feminino,  deu o que falar em Lages nesta semana. O projeto em questão só pedia autorização para os gastos. Mas, pasmem, que não informava quanto será gasto. Em virtude disso, cinco vereadores votaram contra. Os demais aprovaram o pedido, mesmo não sabendo quanto será pago. Quem entende de leis, diz que projeto vago, com valor indeterminado, não pode ser aprovado. Resta saber se isso não dará “rolo” lá na frente. Os vereadores que aprovaram ficaram de “queridinhos” do povo (já que as Leoas são unanimidade positiva na cidade). Já os que cumpriram com o que exige a lei, “caíram em desgraça” com alguns blogueiros e comunicadores da cidade.

 

RECURSOS NA DEFESA CIVIL EM BRASÍLIA

Quase três meses após as enchentes que atingiram Lages (que ocorreram no final de maio e começo de junho), o prefeito Antônio Ceron foi visitar a Defesa Civil em Brasília em busca de recursos para reconstruir pontes, recuperar estradas do interior e realizar obras para amenizar os problemas. Não seria um pouco tarde para isso, prefeito? Afinal, essas pontes já não foram recuperadas?

CONTRATAÇÃO DE 58 MÉDICOS

Finalmente, parece que a saúde de Lages está se agilizando para dar conta da falta de médicos que reina em quase todas as Unidades Básicas de Saúde. A Secretaria da Saúde abriu processo seletivo para contratar 58 médicos, 15 com 40 horas semanais (salário acima de R$ 13 mil por mês) e 43 com 20 horas (salário acima de R$ 5 mil). Resta saber se teremos candidatos suficientes para preencher tantas vagas. Se não tiver, que venham médicos de Cuba, ora bolas!!!!

“ENROLATION” NA ACIL

O Secretário da ADR Lages, João Alberto Duarte,  esteve na ACIL nesta semana. Indagado pelos empresários sobre a redução do número de voos da Azul em Lages e o que o Governo do Estado teria feito para que sejam restabelecidos, sugeriu uma visita de grupo de empresários de Lages a São Paulo para tentar resolver o problema. Com relação às famosas licenças do IPHAN para o início das obras de pavimentação até a Coxilha Rica, também disse que está tudo certo mas que dependem apenas dessa licença. Ou seja, só faltou dizer que o Governo do Estado, nessas duas questões, ainda não fez nada de concreto (não moveu uma palha). Pelo visto, o “enrolation” sobre os dois assuntos continua.

LAGES BUSINESS PARK

Ao que tudo indica, agora o projeto do Lages Business Park vai decolar. O município finalmente vai doar aquele latifúndio lá dos Indios (1,5 milhão de metros quadrados de área ao lado da BR-282) para o Grupo Koch implantar por lá o projeto. A empresa terá agora 6 meses para apresentar o projeto executivo, ou seja, o detalhamento de como serão divididos os mais de 300 terrenos (1/3 deles serão doados à Prefeitura), bem como as ruas, praças e demais instalações do futuro Distrito Empresarial Multissetorial. Os investidores bancarão toda a infraestrutura e terão como missão atrair diversas empresas (indústrias e de serviços) para  o local. É um projeto grandioso para o médio e longo prazos.

NOVAER KRAFT

Assim como a ZF e a Sinotruk, que tantas manchetes e eventos geraram na “paróquia”,  parece que também aquela famosa fábrica de pequenas aeronaves – a tal da Novaer Kraft – deu adeus a Lages. E a Berneck?

FERNANDINHA É MUITO GENTIL

As Leoas da Serra são capazes de belíssimas façanhas. O fato de estarem na final do Brasileiro de Futsal Feminino – e da jogadora Jéssica Getúlio ter feito um golaço depois de dar uma lambreta numa adversária – despertou o interesse da poderosa Rede Globo. A bela repórter e apresentadora do Esporte Espetacular, Fernanda Gentil, esteve aqui na quarta-feira (23/08). E fez reportagem para passar no Esporte Espetacular do próximo domingo. Ele recebeu presentes, tirou fotos com fãs, distribuiu sorrisos e gentilezas (por isso seu sobrenome é Gentil). E encantou a todos. De lambuja, um dos canais do SPORT TV vai transmitir ao vivo para todo o Brasil as duas partidas da final.

BORDOADAS DO CORUJA

O deputado estadual Fernando Coruja (PMDB) vem se notabilizando com uma postura severa e exageradamente crítica com relação a seu conterrâneo, Raimundo Colombo, à frente do Governo de SC. Coruja tem dito que Colombo nada ou pouco fez pela Serra Catarinense enquanto governador. Tem cobrado pelas dívidas do setor de saúde. E também pelo empréstimo que Colombo está fazendo no BNDES para executar o Programa Fundam II, destinado aos municípios. Coruja diz que a situação financeira de SC é crítica. E que essas benesses de Colombo serão pagas pelo povo catarinense logo ali na frente (o próximo governador, na verdade). Vale lembrar que se Coruja está hoje como deputado na Alesc, deve isso a Colombo, que chamou outros deputados eleitos, abrindo vaga para os suplentes, como Coruja.

20 MIL MUDAS DE ÁRVORES EM 4 ANOS

Bastante ousada a meta do Secretário do Meio Ambiente e Serviços de Lages, Euclides Mecabô, de plantar 20 mil mudas de árvores exóticas, nativas e frutíferas no perímetro urbano de Lages em 4 anos (mandato da atual administração). Tchá Tchá disse que fará um grande esforço neste sentido. E que além das árvores, também quer incrementar muito o plantio de flores e plantas ornamentais em ruas, praças e avenidas. Tomara que consiga.

 * Ozóide é um alienígena, intelectual e olheiro da Revista Visão. E está aí para "incomodar".