De 4 a 6 de setembro, acontecerá em Florianópolis-SC o 3º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira (CBCTEM). O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia da Madeira (SBCTEM) e organizado pelo Grupo de Pesquisa de Tecnologia da Madeira, ligado ao Departamento de Engenharia Florestal do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas diretamente no site do evento, por meio de um formulário on-line ou pelos telefones (47) 99995-4059, (49) 99819-6869, (48) 98833-2534 e (47) 99641-5223. Para os estudantes da Udesc Lages haverá disponibilidade de transporte, com vagas limitadas.

O congresso apresentará assuntos de interesses técnicos e científicos, a fim de contribuir com a formação dos participantes, por meio da troca de conhecimento com os pesquisadores experientes na área. A presidente da comissão organizadora é a professora da Udesc Lages, Polliana D`Angelo Rios.

O evento é voltado para empresas do setor de produção florestal, especialmente que fomentam pesquisas científicas e trabalham com o processamento de madeira; universidades federais e estaduais, abrangendo cursos de graduação e pos-graduacão como Engenharia Florestal, Engenharia Industrial Madeireira, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Engenharia Civil; e profissionais da área.

O objetivo é ampliar as discussões em torno das temáticas apresentadas, incentivar a formação de novos grupos e o incremento de grupos existentes, preferencialmente com a participação de integrantes de vários países, visando o intercâmbio de conhecimentos técnico-científicos relacionados à madeira, em nível nacional e internacional.

O congresso acontecerá no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). A programação inclui palestras, sessões técnicas, apresentações orais e pôsteres, workshops, reuniões e assembleias da SBCTEM.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages