POPULAÇÃO DO BRASIL E DE SC

O IBGE divulgou há poucos dias os novos números da população do Brasil, com base nos índices de crescimento/decréscimo registrados nos últimos Censos. Por esses dados, a população do Brasil passou de 203 para 207 milhões de pessoas. E Santa Catarina passou de pouco mais de 6,5 milhões para 7 milhões de habitantes (3,4% do total - uma população equivalente ao Paraguai). A maior população entre os 27 estados do Brasil é São Paulo, com 45 milhões (21,2% do total). O segundo estado mais populoso é Minas Gerais, com 21 milhões (10,2%). 

______________________________________________________

 

CIDADES MAIS POPULOSAS DE SC

Entre os municípios catarinenses, a  cidade mais populosa de SC continua sendo Joinville (foto acima), com 577 mil moradores. Em segundo lugar está Florianópolis, com 485 mil. Em terceiro, vem Blumenau, com 348 mil. Em quarto, Chapecó, com 213 mil. Lages tem 158.508. E está entre as 10 mais populosas.

______________________________________________________

 

CORTE DE ÁRVORES CONTINUA

Já não bastasse autorizarem o corte de diversas araucárias adultas no perímetro urbano de Lages (alegando que representam perigo para a população), agora a Secretaria do Meio Ambiente de Lages começou a cortar também os pés de plátano existentes ao longo das margens do Rio Carahá. A alegação é de que estão cortando apenas as árvores mortas. Mas, há quem duvide disso. Aliás, o Secretário Euclides Mecabô fala muito em cortar árvores para evitar acidentes (possível queda de árvores e de galhos em cima de carros, casas ou pessoas).

______________________________________________________

 

TÚNEL VERDE NO RS 

Claro que esse risco de árvores caírem existe. Mas, se fossem pensar nisso, cidades como Maringá, Porto Alegre, Curitiba e outras – inclusive em muitas rodovias – não plantariam árvores em suas margens. Tirariam tudo. Mas vejam as fotos acima  e me digam. Uma rua ou rodovia rodeada de árvores não fica uma beleza? Não é muito mais humana? Não possibilita sombra nos dias de maior calor e sufoco? Além do mais, perigo por perigo, deveriam então proibir os automóveis de andarem por aí (quantos acidentes acontecem). E quem me garante que não vai cair um avião na minha cabeça?

______________________________________________________

 

MUDAS DE CEREJEIRA  JAPONESA

Enquanto cortam as árvores adultas ao longo do Rio Carahá, a Secretaria do Meio Ambiente adquiriu 300 mudas de cerejeira japonesa e efetuou o plantio ao longo da Av. Nossa Senhora da Penha (que está sendo pavimentada). As cerejeiras japonesas são as mesmas que existem ao longo da Rua Frei Gabriel. E que deixam todos encantados quando estão floridas, no começo do inverno. Perguntamos: por que não compraram mais mudas para efetuar o replantio desse tipo de árvores que dão flores e também sombra? Ao longo da Av. Dom Pedro II também foram plantadas essas espécies. Mas poucas sobreviveram. Na Av. Brasil, da mesma forma. Por que não replantar essas espécies e cuidar para que vinguem e tornem a cidade de Lages mais bela, arborizada e florida?

______________________________________________________

 

E O ASFALTO DA SC-390? QUANDO VAI SER CONCLUÍDO?

O deputado Coruja cobrou no final do mês de junho informações da Secretaria de Infraestrutura do Estado acerca das obras da revitalização da SC-390, entre Campo Belo do Sul e a BR-116, passando por Capão Alto. Aquela obra começou em 2013. Deveria ficar pronta em 2015. Mas, estamos em 2017. E até agora, nada. Aliás, os primeiros trechos de asfalto que foram refeitos já estão precisando de manutenção. E nada da obra ser concluída. O empresário Francisco Pereira, dono da empreiteira CCL, que toca a obra, me disse em outubro do ano passado que com certeza a obra ficaria pronta até março de 2017. Estamos em agosto. E ninguém fala mais no assunto. E nem cobra. Será que o Coruja já conseguiu as respostas que enviou ao Secretário de Infraestrutura? O que tá “pegando” naquela obra?

______________________________________________________

 

AEROPORTO REGIONAL EM CORREIA PINTO – 20 ANOS EM OBRAS

Em agosto de 2012, na edição de número 76 da Revista Visão, produzimos reportagem especial de capa sobre o aniversário de 15 anos das tratativas iniciais e obras do aeroporto regional de Correia Pinto. Estamos em agosto de 2017. Passaram-se mais 5 anos. A Visão está na edição 133. As obras completaram 20 anos. E ainda não foram concluídas. Até quando, Colombo? Vai terminar seu Governo e não vamos ver aviões subindo e descendo naquele aeródromo? 20 anos!!!!

______________________________________________________

 

CONVÊNIO COM CLÍNICA PARTICULAR PARA CONSULTAS OFTALMOLÓGICAS

Uma boa notícia relacionada à saúde de Lages. Com mais de 7 mil pacientes na fila de espera para realizar consulta com oftalmologista, a Secretaria de Saúde do Município celebrou convênio com uma clínica particular, que fará até 600 consultas por mês com oftalmologistas para reduzir esse número aos poucos. O povo mais necessitado agradece.

DESEMPREGO NO BRASIL CAIU...MAS.....

O Jornal Hoje, da Rede Globo, mostrou na edição desta quinta-feira (31/08) que o desemprego vem caindo no Brasil. No final do ano passado, eram 14 milhões de desempregados (população economicamente ativa). E agora, no final de agosto de 2017, esse número é de "APENAS" 12,8 milhões (1,2 milhão a menos). No entanto, a mesma reportagem informou que a maioria dos que perderam seu emprego e conseguiram outro é porque abriram um negócio próprio. E o nível de vida e de renda dessas pessoas caiu muito. Ou seja, as pessoas desempregadas até conseguem novo emprego ou trabalho. Mas ganham muito menos, o que os faz piorar de vida. 

* Ozóide é um alienígena, intelectual e olheiro da Revista Visão. E está aí para "incomodar".