Dando continuidade a série de concertos que serão realizados em Videira no segundo semestre de 2017, a Camerata sobe ao palco do Centro de Eventos Vitória (Cevi) no dia 17 de setembro, às 20 horas. A série de concertos teve início no dia 25 de agosto, com a apresentação de Danzi Duo.

“O segundo semestre terá uma intensa programação cultural no município. O Concerto da Camerata Videira faz parte deste conjunto de oportunidades que o público terá de viver a música e as artes de maneira geral. Convidamos a todos para prestigiar o evento que tem entrada franca”, comenta a diretora de Turismo e Cultura de Videira, Francini Lira de Oliveira.

O concerto anual da Camerata traz, neste ano, o espetáculo Clássicos dos Filmes. Temas de ícones da sétima arte como O Poderoso Chefão, Piratas do Caribe, Forrest Gump e O Fantasma da Ópera, dentre outros, serão apresentados por oito primeiros violinos, seis segundos violinos, três terceiros violinos e viola, além de três violoncelos e um piano.

O espetáculo é formado por três partes. A abertura terá apresentação dos alunos iniciantes e intermediários de violino e violoncelo, acompanhados pela Camerata e pelos professores Aimoré Jr, Ubirajara de Souza e Felipe Pedrosa. “Proporcionar a experiência de palco aos alunos desde cedo é uma forma de aperfeiçoar técnica, expressão e apresentação”, comenta Aimoré.

A segunda parte do concerto será composta de clássicos que compuseram as trilhas sonoras de filmes que marcaram época. “Este é o grande concerto anual da Camerata. Preparamos o repertório com muito esmero e carinho para levar ao público um espetáculo vibrante e de muita qualidade”, afirma Aimoré.

A CAMERATA| Em 1995, fruto do projeto Semeando Arte, surge a Camerata Videira, que teve como primeiro professor e maestro Jeferson Della Rocca, de Florianópolis. Atualmente é composta por 20 músicos e é regida pelo professor e maestro Aimoré Jr, fruto da primeira classe de violinos de Videira.

Aimoré Jr teve sua iniciação em regência na Suíça com o professor e maestro Luiz Alves da Silva, videirense que reside naquele país há mais de 30 anos e um grande incentivador da arte musical na cidade. Aimoré Jr já atuou como professor e maestro em diversas cidades da região e, atualmente, é professor de violino e viola além de maestro da Camerata Videira e da Orquestra Sinfônica de Videira.

“Quando começamos com este trabalho e fizemos nosso primeiro concerto só de música clássica e a repercussão foi muito boa, especialmente porque, naquela época, o público em geral não estava acostumado com música erudita sendo apresentada em ambientes públicos e gratuitos. Creio que, por isso, os concertos aqui em Videira se tornaram um grande sucesso e cativaram tanto o público”, diz Aimoré.

O professor e maestro destaca, ainda, a mudança do perfil do público nas apresentações. Segundo ele, nos anos de 1990, os espetáculos eram muito mais prestigiados por adultos. Porém, na última década, este público tem mudado gradativamente e a música clássica tem, cada vez mais, atraído jovens para as salas de concertos. “Isto é resultado deste intenso trabalho cultural em Videira nestes anos e também das facilidades possibilitadas pela internet, que oferece mais acesso à música clássica”, completa o professor.

SERVIÇO

O QUÊ: Concerto Camerata – Clássicos dos Filmes

QUANDO: 17 de setembro (domingo), às 20 horas

ONDE: Centro de Eventos Vitória (Cevi)

ENTRADA FRANCA