Os alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Lages, Guilherme Ribeiro Pereira e Lucas Rafael da Silva Lima, ambos de 17 anos, comemoram a medalha de ouro conquistada na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento nas áreas de Eletricidade Industrial, Eletricidade Predial. A disputa ocorreu com estudantes do Senai de São Bento do Sul, Yoná Pietra Ribeiro e Andrey Ribeiro, entre os dias 28 agosto e primeiro de setembro.

Durante quatro dias eles precisaram mostrar todo o conhecimento técnico adquirido durante o treinamento que iniciou em fevereiro, e ter muita concentração, disciplina e controle emocional diante da pressão que a competição impõe. “Eu estava confiante, procurei manter a calma e pôr em prática tudo que eu havia aprendido. Deu certo. Agora vamos seguir em frente para representar Santa Catarina na etapa nacional”, sorri, Lucas, medalhista da modalidade eletricidade predial.

O desafio não acaba aqui, reflete Guilherme, vencedor da modalidade de eletricidade industrial. “Agora é mais treinamento e dedicação total para trazermos a medalha para o nosso estado”.

Equipe focada e competente, diz Telmo

Para o diretor regional do Senai Lages, Telmo Coelho, a Olimpíada é o esporte do conhecimento, onde o aluno mostra sua habilidade e prova seu conhecimento na prática.  Esse é o grande foco, fazer com que o estudante utilizem a teoria na prática e mostre resultados. “Como gestor dessa unidade é muito gratificante e inspiradora essa conquista, porque mostra que a gente tem uma equipe focada e competente. Temos conquistado medalhas em todas as edições”.

Na opinião do vice-presidente regional da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Israel Marcon, a indústria precisa de profissionais preparados e capazes de serem líderes. “A competição é uma oportunidade desses jovens mostrarem o nível da sua qualificação profissional. E o Senai vem cumprindo muito bem o papel de formar pessoas que farão a indústria do nosso país cada vez melhor”.

A Olimpíada

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de Educação Profissional das Américas e tem como objetivo avaliar habilidades técnicas e práticas dos estudantes, consideradas essenciais em um profissional competente, analisando aspectos como criatividade, capacidade de liderança, tomada de decisão, resolução de problemas, autodesenvolvimento, habilidades de comunicação e raciocínio crítico.

Promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o evento reúne estudantes de Cursos Técnicos e de Formação Profissional do Senai, contemplando três etapas eliminatórias: estadual, nacional e internacional. 

Texto e fotos: Catarinas Comunicação