Publicado em segunda-feira, 11 de Setembro de 2017 às 13:09:28 por Ozóide 2896

A equipe Lages Xadrez Clube/FME disputou, neste final de semana, dias 7,8 e 9 de setembro, o Campeonato Brasileiro Escolar de Xadrez 2017. A competição aconteceu no Pavilhão da Vila Germânica, em Blumenau-SC, reunindo 586 enxadristas de 11 estados, que disputaram seis partidas no Xadrez Pensado (partidas de duas horas) e 7 (sete) de Xadrez Blitz (partidas de 10 minutos). Em disputa, o título máximo do Xadrez Escolar Brasileiro, evento oficial da Confederação Brasileira de Xadrez, com troféus ao Campeão e Vice e medalhas até 10º Lugar.
De Lages, 11 enxadristas disputaram a competição, com destaque para Mariana Wolff da Silva Rossi, 17 anos, Campeã Brasileira Escolar 2017, na categoria 2º Ano do Ensino Médio Feminino, com 4 Vitórias, um empate e apenas uma derrota, teve melhor desempate que a enxadrista de Blumenau. Mariana foi Campeã no Xadrez Pensado e 4ª colocada no Xadrez Blitz.
A equipe Univest de Xadrez conquistou 4 medalhas na competição, com os seguintes enxadristas:
• Yan Henrique Cordeiro – 10º lugar no 2º Ano do Ensino Médio Masculino Categoria Blitz
• Patricia Bertoti Silveira – 5º Lugar no 8º Ano do Ensino Fundamental Feminino Categoria Blitz.
• Ana Clara Menegheli – 7º Lugar no 9º Ano do Ensino Fundamental Feminino Categoria Pensado.
• Nathalia Menegheli – 8º Lugar no 1º Ano do Ensino Médio Feminino Categoria Pensado.
Os demais enxadristas de Lages conseguiram ótimas colocações:
• Vitória Luiza de Liz (Flordoardo Cabral) – Duas medalhas, 4º Lugar no Xadrez Pensado e no Xadrez Blitz, no 9º Ano do Ensino Fundamental Feminino.
• Henrique de Oliveira Dickel (CEDUP) – Duas medalhas, 10º Lugar Xadrez Pensado e 4º Lugar no Xadrez Blitz no 2º Ano do Ensino Médio Masculino.
• Milena Santos Walter (Flordoardo Cabral) – 8º Lugar Xadrez Blitz no 7º Ano do Ensino Fundamental Feminino.
Completaram a equipe Sullivan Siqueira (Escola Básica Municipal Santa Helena) e Brayan Viana (Belizário Ramos).
Para o Técnico Marco Cordeiro, a competição teve recorde de inscritos e um nível altíssimo, reunindo os melhores enxadristas do Brasil: “Nossa tarefa e trabalhar a base, por isso as escolas são fundamentais no processo”, analisa Marco, satisfeito com o troféu e 10 medalhas conquistadas no Brasileiro.
O próximo compromisso da equipe Lages Xadrez Clube/ FME será o 3º Internacional de Concórdia, na última semana de setembro, que deve reunir enxadristas de 4 países e um dos mais fortes do estado em 2017.
Informações Marco Cordeiro - Técnico de Xadrez de Lages-SC