Na véspera de entrarmos na Primavera, a estação mais colorida do ano, na quinta-feira (21) é celebrado o Dia da Árvore. A prefeitura de Lages, através da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, programou uma série de atividades durante esta semana com objetivo de envolver a comunidade, estudantes e ambientalistas, em prol da conscientização sobre sua preservação. Nesta segunda-feira (18) a primeira ação foi uma trilha pelo Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto, mais conhecido como Parque Ecológico, com alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Prof° Osni de Medeiros Régis, do bairro Tributo.

Acompanhados pelas professoras e um guia, cerca de 20 alunos da turma do segundo ano, com idades entre sete e oito anos, participaram da atividade ao ar livre. Eles seguiram por uma trilha mais curta, mas com acesso a muitas árvores, rios e vegetação nativa. Em um dos pontos o grupo deparou-se com uma floresta de bracatingas, chamado bracatingal, composto por árvores com o tronco de coloração preta após idade adulta, nativas das regiões mais frias do Sul do Brasil.

As crianças, com olhos atentos e uma curiosidade típica da idade, faziam perguntas e se mostraram interessadas pelos ciclos de desenvolvimento de cada espécie de árvore. Alguns até disseram que gostariam de seguir carreira como biólogos ou engenheiros ambientais. “Muitas crianças estão tendo esse contato mais direto com a natureza pela primeira vez, e isso é muito bom para despertar nelas o interesse pelo meio-ambiente, e principalmente pela sua preservação”, diz a bióloga Michelle Pelozato, uma das organizadoras da programação.

Outras escolas visitarão o parque nesta semana, sendo a Emeb Nicanor Rodrigues Goulart, do bairro Bom Jesus, e a Emeb Hermínio Pinheiro Júnior, do bairro Triângulo, nesta terça-feira (19), e a Escola de Educação Básica Visconde de Cairú, na sexta-feira (22).

O Parque Natural conta com 243 hectares de extensão, o que é equivalente a 234 campos de futebol, um do lado do outro. Possui sete trilhas, algumas menores outras mais complexas, e está aberto à visitação guiada (mediante agendamento), de segunda a sexta-feira, e nos finais de semana com demanda livre.

Confira programação:

19/09: 9h – trilha no parque com alunos

21/09: 9h – plantio de árvores na praça do bairro Ferrovia, com alunos da Emeb Saul de Athaide

22/09: 9h – trilha no parque com alunos

23/09: 9h – plantio de árvores no bairro Petrópolis

Fotos: Toninho Vieira - Texto: Ascom/PML