A prefeitura de Lages é parceria nos trabalhos de organização da 4ª etapa da 1ª Copa Santa Catarina de Arrancadão de Caminhões, no que tange aos trabalhos de divulgação do evento, execução de obras de terraplenagem, e adequação do ponto de acesso à pista, localizada à margem da SC 114, próximo à Pousada Refúgio do Lago.

Neste sábado (23/09), ocorreram os treinos livres da 4ª etapa - programada para os dias 14 e 15 de outubro -, oportunidade em que pilotos de Lages e região serrana testaram a pista.

O assessor técnico da Diretoria de Turismo, Henrique Belling esteve presente aos treinos e disse que o evento irá incrementar o setor de hotelaria, restaurantes e de combustíveis, principalmente, durante este período de provas. “Virão para Lages centenas de pessoas, para competir e assistir as provas e isso incrementa a economia. Será instalada arquibancada para 700 pessoas, além de pontos de camarotes e estandes de empresas do ramo de serviços e autopeças”, anuncia Belling.

Já o proprietário da pista de Arrancadão, e um dos organizadores do evento, Domingos Valente, disse que esta nova etapa da Copa Santa Catarina proporcionou a retomada dos esforços para trazer para Lages importantes eventos. “A pista de 650 metros de extensão por 13 metros de largura, utilizada para o Arrancadão, faz parte de um circuito maior, de 1600 metros, no qual poderão ser realizadas vários tipos de provas ligadas ao auto-esporte”, destaca.

“Local para a efetiva implantação desta infraestrutura não falta. Já estamos conversando com o Automóvel Clube de Lages, buscando criar uma associação representativa e que defenda este projeto”, fala Domingos.

Copa SC terá cinco etapas

As três primeiras etapas da 1ª Copa SC de Arrancadão foram realizadas, respectivamente, em Balneário Camboriú, Morro da Fumaça e Anita Garibaldi. Depois de Lages, Balneário Camboriú volta à cena com a quinta e última etapa (prova final marcada para os dias 18 e 19 de novembro). O organizador da Copa é o chapecoense Francisco Teixeira (Chicão), hoje radicado em Blumenau.

Em Lages, competirão 45 pilotos profissionais e 20 amadores, nas seguintes provas: Toco e Truck; Força Livre; Cavalo Mecânico até 720; Protótipos; Desafio; Original”,

Dentre os pilotos participantes dos treinos livres, no sábado, na pista Refúgio do Lago, estiveram o veterano Jorge Peterle, de Anita Garibaldi, e seu neto Cristiano Peterle, que já venceu a tradicional prova realizada em Arroio do Silva, litoral de Santa Catarina.

Jorge, empresário do ramo madeireiro e ex-prefeito de Anita, é entusiasta deste esporte e nem mesmo a idade (70 anos) o limita de competir nesta que é considerada uma prova radical. A 3ª etapa, disputada, recentemente, em Anita Garibaldi, foi batizada com o nome deste empresário, o qual foi um dos patrocinadores da prova.

 

Fotos: Toninho Vieira - Texto: Ascom/PML