Entre os dias 12 e 15 de outubro, durante a Expolages 2017, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) estará com um espaço na feira para apresentar algumas novidades tecnológicas que prometem prender a atenção do público. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) fará a exposição de um kart elétrico e apresentará aplicativos desenvolvidos em Santa Catarina para otimizar as aulas de educação profissional.

O Senai tem investido em projetos do chamado mobile learning, na identificação de plataformas e modelos educacionais formulados no Brasil e no exterior. Entre as linhas do trabalho estão pesquisas e desenvolvimento de simuladores e objetos de aprendizagem multimídia com uso da tecnologia de realidade aumentada. A específica para livros didáticos é uma delas.  

O aplicativo permite usar a câmera do celular para reconhecimento de imagens impressas nos livros didáticos e, assim, ter acesso a conteúdos técnicos, simuladores, vídeos e imagens em 3D animados que possibilitam interagir com o conteúdo.

Passeio interativo

Outra referência a estudos de realidade virtual é a visita técnica numa empresa distribuidora de medicamentos. Os participantes da Expolages terão a oportunidade de conhecer uma ferramenta que possibilitará a sensação de estar na empresa conhecendo seus processos num tour interativo.

Motor por dentro

Imagine poder explorar um motor elétrico e todos os seus componentes por meio da tecnologia de holografia dos óculos Microsoft Hololens. Isso é possível graças ao aplicativo HoloSenai, um projeto desenvolvido para facilitar as aulas práticas de cursos técnicos oferecidos aos estudantes, como o de Automação Industrial. Por meio dessa aplicação, é possível interagir com um motor elétrico, por exemplo, como se estivesse no mundo real.

Kart elétrico

Mais um atrativo que o Senai levará é o kart Elétrico do projeto Challenger, resultado de um desafio proposto a estudantes de todo o estado de construir um veículo tripulado, utilizando kit elétrico padrão composto por motor, controlador e bateria.

Texto e fotos: Catarinas Comunicação