A Defesa Civil de Lages solicita à população atenção e cautela em relação à previsão do tempo para o feriado nacional do Dia de Nossa Senhora Aparecida.   Os dados da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Gerência de Monitoramento e Alerta - Gemal) apontam que haverá chuva persistente com acumulados altos, pontuais superando os 100 milímetros no período, com início ao meio-dia desta quarta-feira (11), com fim da previsão para sexta-feira, dia 13 de outubro, à meia-noite. A previsão vale para as regiões Litoral Sul, Planalto Sul e áreas do Meio-Oeste próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.  

O sistema é de baixa pressão no Paraguai, estendendo-se para o Sul do Brasil, com frente fria no mar, altura de Santa Catarina, além de massa de ar quente e úmida dominando grande parte do Brasil. Para esta quinta-feira (feriado), as temperaturas em Lages devem oscilar entre 16ºC e 22ºC. A análise é feita por meteorologistas do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Em caso de emergências a comunidade deverá entrar em contato com a Defesa Civil pelo plantão 199/98406-4037, disponível 24 horas por dia. Entre as recomendações permanentemente reiteradas pela Defesa Civil está a proteção em local abrigado na decorrência de tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes, granizo, alagamentos/inundações e deslizamentos de terra, bem como atitudes prudentes em relação ao trânsito.

 

Imagem: Defesa Civil/Divulgação