Fruto de dois meses de levantamento, o diagnóstico das potencialidades turísticas de Ponte Alta foi apresentado à comunidade, na tarde de quinta-feira (26). A devolutiva com detalhamento dos 18 pontos turísticos identificados, georreferenciados, fotografados, filmados e com atributos descritos, aconteceu no Centro de Eventos às autoridades locais.

Participaram do evento, o prefeito Luiz Paulo Farias, a vice, Sandra Aparecida Rodrigues dos Santos Gonçalves, o vereador Márcio Hemkemaier representando a Câmara, a secretária executiva da Amures Iraci de Souza, a assessora de Turismo da Amures Ana Vieira e empreendedores do setor.

Dois DVDs com todas as informações turísticas de Ponte Alta foram entregues ao prefeito Luiz Paulo Farias. “Nos causou surpresa este levantamento ao saber que temos uma forte vocação também para o turismo. Diante desse diagnóstico vamos trabalhar para atrair grandes empreendedores e ao mesmo tempo, fomentar os negócios consolidados porque o turismo é uma fonte inesgotável de renda e trabalho”, disse o prefeito.

Dentre os pontos turísticos mapeados estão a Serrinha São Felipe, um local propício para práticas de esportes radicais, a chácara Monjolinho considerada um miniparaíso com cachoeiras, lagos para pesca, piscina natural, ponte pênsil e área para uma infinidade de atrativos. Mas o grande referencial de Ponte Alta é mesmo a Gruta do Cafundó, uma fenda aberta num paredão de rochas, com queda de água de 40 metros de altura e uma vista impressionante.

A secretária executiva da Amures Iraci de Souza, observou que o diagnóstico realizado indica que Ponte Alta tem uma forte vocação para produção de queijo serrano, doces e subprodutos a base de moranga, produção de carne e genética diferenciada e pequenos frutos como butiá, que leva o nome do Parque de Exposições.

“Ponte Alta tem um dos melhores hotéis fazenda da Serra Catarinense, o Gralha Azul. Um empreendimento âncora para o desenvolvimento do turismo no município”, salientou Iraci de Souza. Perguntas da comunidade foram respondidas e a partir de agora o município passa a trabalhar para estruturar o Conselho Municipal de Turismo para fomentar o setor a partir do diagnóstico da Amures. 

Oneris Lopes - Asssessoria de Imprensa da Amures