Em sessão solene, a Assembleia Legislativa concedeu a Comenda do Legislativo Catarinense a personalidades e organizações pelo engrandecimento social, cultural, político e econômico do Estado. Na solenidade ocorrida na noite desta segunda-feira, o deputado Gabriel Ribeiro indicou o empresário Paulo Cesar da Costa como seu homenageado.

“Costinha é um empreendedor de sucesso do setor madeireiro e florestal em Santa Catarina. Além de uma vida contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento no ramo privado, com inovação e tecnologia, gera emprego e renda para milhares de catarinenses. Costinha se destacou na vida pública em Lages e no Governo do Estado”, enfatizou o deputado.

O presidente da Alesc, Silvio Dreveck, disse que a comenda permite aos parlamentares reconhecer ações que tenham contribuído para tornar o Estado “mais desenvolvido, mais justo e mais humano”. Entre os homenageados, há empresários, entidades sociais, líderes religiosos, educadores e outras lideranças que atuam em segmentos como saúde, educação, assistência social e cultura.

Costinha é lageano e tem assento em conselhos de administração tanto em empresas públicas quanto privadas. Quando foi presidente da SC Participações e Parcerias (SC Par), liderou o processo em que o Estado assumiu a administração do Porto de Imbituba em 2012. Em cinco anos, o porto teve crescimento exponencial na movimentação de cargas.

Como empresário do setor privado, Paulo Cesar da Costa lidera ou é conselheiro do Condomínio Florestal Espigão, da International Lumber Service, da Blue Forest, Ekomposit, OFLumber Sales, SC Parcerias, Porto de Imbituba, Midilages, Sesi, Sapiens Park, vice-presidente do Banco da Família e membro do conselho superior da Associação Empresarial de Lages (Acil).

Na vida pública, foi secretário-executivo de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, secretário de Assuntos Estratégicos e presidente da SC Parcerias. Além disso, foi vereador e presidiu a Câmara Municipal. Assumiu a prefeitura Lages em dezembro de 1992.

Costinha é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (SP), com aperfeiçoamento na área de finanças empresariais. Fez cursos de aperfeiçoamento na área de Mercado Internacional com destaque para Strategic Finance (Universidade de Berkeley – EUA) e Globalizing the Brazilian Corporation in the 21st Century IMD International (Lausanne – Suíça).

Falando em nome dos deputados, Gelson Merisio destacou a representatividade dos homenageados. Entre eles, enfatizou a Chapecoense, ao dizer que a equipe tem muito de Santa Catarina, um Estado que sabe reerguer na adversidade.

Tarcísio Poglia - Assess. de Imprensa deputado Gabriel Ribeiro