Segundo dados publicados pelo Sebrae, o Brasil é o terceiro produtor de cerveja, atrás da China e Estados Unidos. Do ponto de vista potencial,  as cervejarias artesanais vêm buscando um lugar no mercado cervejeiro brasileiro. A cervejaria artesanal mais antiga está localizada no estado de Santa Catarina,  no município de Canoinhas, fundada em 1908 pela família Loeffler.

Em 2005 havia registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) de 45 cervejarias artesanais. A perspectiva é que até o final de 2017 sejam registradas mais de 500 novas cervejarias. Além disto, nos últimos anos a taxa de crescimento vem acima de 50 novas cervejarias artesanais por ano, o que representa em média uma nova cervejaria por semana.

Aproximadamente 90% das cervejarias estão localizadas nos estados do Sul e Sudeste. Santa Catarina é o terceiro estado com maior número de cervejarias artesanais, atrás apenas do estado de São Paulo e Rio Grande do Sul.

Videira 

Nesse sentido a cidade de Videira, localizada no meio-oeste de Santa Catarina,  possui algumas cervejarias artesanais, dentre elas a Loyaty Craft Beer,  inaugurada em 2016, fundada pelos primos Ubirajara Mendes e Rafael Mendes. A ‘Loyalty’,  conhecida assim pelos seus apreciadores,  destaca-se no mercado brasileiro cervejeiro com receitas diferenciadas e lotes exclusivos. Os fundadores também realizam cursos e Workshops para os amantes de cerveja tendo como temas: produção de cerveja artesanal, copos e estilos, degustação e harmonização.

No último dia 10 de novembro, por exemplo,  foi realizado no Cetrevi de Videira  o workshop de degustação de cerveja artesanal, juntamente com harmonização de comida. O evento foi ministrado por Rafael Mendes, Especialista em Tecnologia Cervejeira, e contou com mais de 20 pessoas dentre apreciadores de cerveja caseira e empreendedores do segmento de alimentos.

Mariana Mendes Fagherazzi, autora deste texto, é Doutoranda da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC