O campeão dos pedidos públicos entre a comunidade é que haja asfalto na frente de casa, colocando fim no pesadelo da poeira em dias de Sol e lama quando chove. Na medida do possível no atendimento às demandas, a prefeitura realiza investimentos na pavimentação de ruas nos bairros com investimentos próprios, pelos programas Pavilages e Minha Rua, ou em parceria com o Governo do Estado. Neste aniversário de 251 anos de Lages (22 de novembro), o presente foi dado aos moradores e trabalhadores que utilizam a nova avenida Nossa Senhora da Penha, no bairro de mesmo nome, que agora conta com asfalto em vez de chão batido, beneficiando ainda a circulação até os bairros São Miguel, Jardim Panorâmico, Vila Mariza e o loteamento Nadir. Na referida via estão situados serviços essenciais de Unidade Básica de Saúde (UBS), base da Polícia Militar Comunitária, Associação de Moradores, Rotary da 3ª Idade e a Escola de Educação Básica (E.E.B.) Godolfin Nunes de Souza.

O prefeito Antonio Ceron e o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, descerraram a placa de inauguração na tarde desta quarta-feira, respondendo a um desejo antigo e recorrente da comunidade. O secretário de Estado de Recursos Desvinculados - da qual partiram os recursos para esta obra -, Celso Calcagnotto, compareceu ao evento. A Megabanda se apresentou e tocou os “Parabéns” para Lages e foi servido um bolo feito pela comunidade.  

A obra, que teve seu projeto readequado, melhorado e ampliado pela atual gestão municipal, foi executada pela empresa CCL Construtora, com custo de R$ 1.694.106,50, recursos provenientes do Governo do Estado com contrapartida do Município. São 1.010,93 metros quadrados pavimentados, com benfeitorias iniciais de topografia, terraplanagem, drenagem e implantação de rede de saneamento básico. A avenida conta com 24 metros de largura e possui meios-fios, calçadas laterais com acessibilidade para cadeirantes, guias para deficientes visuais conforme os padrões técnicos e canteiros gramados e arborizados. “Temos de agradecer ao Governo do Estado pela parceria. Lages, neste dia em que celebramos seus 251 anos, é motivo de orgulho para todos nós e entregar uma obra bem feita como esta à comunidade nos deixa imensamente entusiasmados em fazer mais. A cada dia Lages vai crescer e se desenvolver. É o melhor lugar do mundo para a gente morar”, celebra o prefeito.

Em seguida, o governador Colombo lembrou de Lages como berço da história de um povo batalhador. “Estamos aqui para preparar um futuro ainda melhor. Esta avenida trará autonomia para a região, atraindo novos negócios e geração de empregos, sem que as pessoas precisem se deslocar para fora e tentar novas oportunidades. Lages está de parabéns.”

E não é uma obra dotada somente de uma melhoria nas condições de trafegabilidade para quem reside as suas margens, mas também para comerciantes e prestadores de serviço ao longo de sua extensão, incluindo urbanização. Previamente, as secretarias de Planejamento e Obras e de Serviços Públicos e Meio Ambiente realizaram serviços de implantação da sinalização vertical e horizontal de trânsito, e de acabamento nas calçadas e caixas coletoras da rede pluvial, bem como um mutirão de limpeza nas ruas adjacentes.

Final de ano com tudo em ordem

Agora as famílias terão mais ânimo para realizar a lavação, pintura e manutenção de grades, muros, fachadas e paredes com a proximidade do Natal, deixando as residências e estabelecimentos caprichados para receber parentes, amigos e clientes. O presidente da Associação de Moradores, Volni Meros, é um incentivador das melhorias e atuou como um fiscalizador da obra. “O bairro tem 65 anos e eu tenho 43. Faz tudo isso que esperava pelo asfalto. A nova infraestrutura vai trazer saúde, por causa das alergias, uma queixa das pessoas, além de bem estar para quem fazer caminhadas e alegria a todos.” 

 

Fotos: Marcelo Pakinha e Greik Pacheco