O plenário da Câmara de Vereadores, em Lages, viveu um momentoespecial na tarde da última sexta-feira, 24/11. Especialistas sobre osdireitos dos idosos falaram sobre o quadro atual e sobre a formulação

de políticas públicas relativas à situação das pessoas idosas noBrasil. Estudos apontam que a população de idosos deve quadruplicaraté o ano de 2060, eis que na última década a população brasileira de mais de 60 anos cresceu 21,6%, e a de 80 anos ou mais, 47,8%.

A Deputada Carmen Zanotto, autora do pedido que trouxe uma equipe daComissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso) da CâmaraFederal para a realização do evento, abriu os trabalhos ressaltando a importância da participação da sociedade para que o poder público possa elaborar políticas públicas para a pessoa idosa. “Em Lages, por exemplo, temos três casas asilares, e é necessário ouvir as pessoas

que prestam esse serviço tão relevante para que possamos nos preparar para novos tempos e estar prontos para as necessidades que surgirão”.

Ainda durante a abertura, a Deputada Federal Leandre Dal Ponte expressou sua satisfação com a organização do evento e a grande participação do público: “Fico feliz em ver tantas pessoas dispostas a

debater o tema, esta mobilização é necessária para que possamos avançar na defesa dos direitos da pessoa idosa”, afirmou.

Por sua vez, a anfitriã do evento ressaltou aspectos que muitas vezes não chegam ao conhecimento das pessoas, como o preconceito e violência contra os idosos. “A questão do idoso vem de importantes avanços institucionais nos últimos anos, temos novos estudos, conhecemos melhor a realidade, mas ainda é necessário um volume maior de ações para que possamos garantir direitos e construir uma realidade mais inclusiva para a pessoa idosa”, avaliou Carmen Zanotto.

As palestras da Deputada Leandre Dal Ponte e do representante da Associação de Proteção, Assistência e Inclusão Social de Balneário Camboriú, João Passos, e a participação da técnica da Comissão do idoso,  Rafaela Feitoza, do Assistente Social e Coordenador COAS/SC Lauro Santos, e também do Coordenador Estadual do Idoso - SST, Honorato Tomellin, trouxeram novas informações e perspectivas para o público.

O evento contou com a participação de diversas autoridades, dirigentes, representantes e associados  municipais e estaduais  da área da saúde, educação, assistência social, hospitais, casas asilares, fundações e entidades. A Deputada Estadual Dirce Heiderscheidt prestigiou o evento, assim como o Secretário Municipal  da Assistência Social, Samuel Ramos e o Diretor de Assistência Social do Estado Ismael de Córdova. O Vereador Mauricio Batalha, com largo histórico de atuação na área da Saúde Pública, também compôs a mesa.

Ao final, a Deputada Carmen Zanotto agradeceu a participação de todos, e pediu que o tema seja pauta permanente tanto no poder público quanto no setor privado.

Fotos: Zé Rabelo - Texto: Assess. de Imprensa deputada Carmen