A gerência regional de Educação (GERED) de Lages promove nesta sexta-feira, 1º/12, o seminário “Águas da Serra”,  na E.E.B Godolfin Nunes de Souza, bairro Popular, em Lages. O evento é preparatório para as escolas pertencentes à GERED de Lages, que participarão do V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), programado para acontecer no início de 2018.

De acordo com o gerente regional de Educação de Lages, Humberto Aloísio de Oliveira, o seminário é o primeiro passo para a participação dos alunos na etapa regional do V CNIJMA. “Neste seminário teremos três alunos da cada escola, acompanhado do orientador. Eles serão os líderes e irão disseminar as ideias para a organização da Conferência Regional”, explica Oliveira.

A programação do Seminário Água da Serra inclui a participação de diversos órgãos e profissionais que lidam diariamente com as águas da região, como o gerente regional da Casa, José Heitor Maciel, a engenheira ambiental Jéssica Quinato, da secretaria municipal de Serviços Público e Meio Ambiente de Lages, e o diretor executivo do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense, Selênio Sartori.  “A participação dos órgãos públicos e instituições de proteção e pesquisa e conservação é fundamental para melhor compreensão sobre os caminhos da água em nossa região, desde a captação, passando pelo tratamento, distribuição, reuso e descarte”, destaca Oliveira.

O V CNIJMA tem como tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas” e está inserido no contexto do 8º Fórum Mundial da Água, que será sediado  em Brasília (DF) entre os dias 18 a 23 de março de 2018.

PROGRAMAÇÃO

8h- Abertura

8h15min – Mesa 1 – Órgãos Públicos de Captação, Tratamento, Distribuição e Descarte, com representantes da SEMASA, CASAN e Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente de Lages.

10h - Intervalo.

10h15min – Mesa 2 – Entidades de Pesquisa e Conservação, com representantes do Comitê Rio Canoas, EPAGRI e UDESC-CAV.

12h – Almoço.

13h15min – Mesa 3 – Órgãos de Proteção e Fiscalização do Meio Ambiente, com representantes da Promotoria Regional do Meio Ambiente, Polícia Militar Ambiental e Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense.

15h- Intervalo.

15h15min – Empresas Usuárias e Consumidoras , com representantes da Usina Hidrelétrica Barra Grande (BAESA), Klabin e Ambev.

17h – Encerramento.

 

Cristiano Rigo Dalcin - ADR Lages