A demolição do prédio antigo do Colégio Aristiliano Ramos, localizado na área central de Lages, está marcada para começar a partir das 8h desta sexta-feira, 8.  O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, João Alberto Duarte e o proprietário da empresa Incopedra Indústria e Comércio de Pedras e Construção Ltda, Ezequias do Santos Pinto, assinaram no início da tarde desta quinta-feira, 7, a ordem de serviço para a demolição e destinação dos resíduos.

"Com a ordem de serviço liberada, estamos dando o primeiro passo para efetivar a revitalização do centro de Lages, já que temos R$ 20 milhões garantidos pelo governador Raimundo Colombo para realizar todo o projeto", salienta o secretário executivo da ADR Lages, João Alberto Duarte.  O serviço foi contratado em caráter emergencial por dispensa de licitação, ao custo de R$ 146 mil, em valor único e irreajustável.  

O processo que resultará na demolição do Colégio Aristiliano Ramos teve início na última quinta-feira, 30 de novembro, com a transferência dos quiosques para a praça João Costa, e a instalação do tapume que isola o prédio público. Durante a semana, a empresa prestadora do serviço também acertou todos os trâmites contratuais e técnicos para a liberação da ordem de serviço.  

De acordo com Esequias dos Santos Pinto, a demolição será feita com auxílio de uma escaveira hidráulica e deverá ser concluída ainda no sábado.  "É um serviço rápido, que se executa em um dia e meio a dois", destaca. Já o transporte dos resíduos, para uma área de triagem localizada no bairro Morro Grande, deverá se estender ao longo da próxima semana.  

O transporte será feito por caminhões basculantes, que deverão trafegar pela Rua Presidente Nereu Ramos, em direção ao Terminal Rodoviário. A Polícia Militar e a Guarda Municipal também participam do planejamento para isolamento da área, de acordo com a necessidade da empresa prestadora de serviço, mas priorizando minimizar eventuais transtornos e eliminar riscos à população que circula pelas imediações do calçadão e das ruas laterais ao prédio.

 

Texto: Comunicação ADR Lages

Foto: Cristiano Dalcin