Em seus aposentos um jovem pianista conversa diretamente com o público, revelando sua paixão pela ópera. Este pianista narrador vai abordando aspectos importantes do gênero lírico de maneira simples e bem humorada. Com linguagem atual, vai recorrendo sobre a história da ópera, suas principais características, os compositores, os enredos, os personagens, as vozes, entre outros temas. À medida que os assuntos vão se desenvolvendo, a soprano interpreta diversas árias, com sutis mudanças de figurino e adereços, para ilustrar cada tema tratado.

O trecho acima é da sinopse de “Imagens de Ópera” que o Grupo Teatral O Dromedário Loquaz traz a Lages neste sábado (16 de dezembro) às 20 horas no Teatro Municipal Marajoara com entrada gratuita. O evento faz parte do Projeto itinerante Estação Cultural da Fundação Catarinense de Cultura, e em Lages tem a parceria da Fundação Cultural de Lages.

Antes de Lages, o projeto Estação Cultural passa por cidades como Ituporanga, Quilombo e São Lourenço d’Oeste com apresentações diferentes nesta primeira etapa, sendo Lages a responsável por fechar o ano. O objetivo do projeto é passar por 50 municípios do estado com mostras culturais e oficinas até o fim de 2018.

Com duração de 1h e 15 minutos, “Imagens de Ópera” consegue aliar de forma simples o jogo de cena do teatro à musicalidade da ópera. Com direção de Sulanger Bavaresco e com a participação do pianista Eugênio Menegaz e a soprano Alicia Cupani, o espetáculo estreou em 2006 e já passou por diversas cidades, inclusive em Lages em 2012. Em 2009 “Imagens de Ópera” conquistou o Premio Franklin Cascaes de Cultura (categoria Música Erudita).

Serviço:

Espetáculo “Imagens de Ópera”:

Local: Teatro Municipal Marajoara;

Data: 16 de dezembro, sábado;

Hora: 20 horas;

Entrada: gratuita.

Fotos: divulgação - Texto: Ascom/PML