Um monumento histórico e cultural de Lages está recebendo, nesta sexta-feira (5 de janeiro) uma série de melhorias realizadas pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente. Trata-se da Cacimba da Santa Cruz.

No local está sendo feita uma limpeza geral, desde a lavação interna da Cacimba até a recomposição das flores e plantação de novas mudas de árvores. “Isso faz parte um planejamento de trabalho contínuo nas ruas, avenidas, praças e espaços públicos. Temos serviços de limpeza também no interior do município. Por isso, reforço mais uma vez que devemos compartilhar com a comunidade esta responsabilidade de mantermos limpos e em ordem estes espaços”, disse o secretário municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Euclides Mecabô (Tchá-Tchá).

O prefeito em exercício, Juliano Polese, também acompanhou os trabalhos. “A Cacimba é muito tradicional na cidade. A manutenção se faz necessária para preservarmos a história”, ressaltou.

Contam os livros históricos que o local serviu de fonte abastecedora de água potável para consumo dos tropeiros e viajantes que ali acampavam e para toda a população da Vila de Lages. Com a canalização de água nas residências, a Cacimba foi desativada em 1968, e com o decorrer do tempo ficou soterrada, mas em 1973 foi desenterrada e em 1976 restaurada.

 

Lages mais florida

Para se ter uma ideia do trabalho realizado pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, somente na produção de verão serão plantadas 60 mil mudas de flores em praças e canteiros. Durante o ano de 2017 foram plantadas mais de 120 mil mudas em diversos pontos da cidade.

 

Texto: Comunicação PML 

Fotos: Ari Junior e Paulo Marques