Da esquerda para a direita: Ilário Dalmolin, Paulo Paim, Damásio Sobiesiak, Loreno Siega, Agostinho Zucchi, Paulo Pitarelli, Edson R. de Almeida, Dirceu Sebben e Jorge Antônio Saling. 

Nos últimos sábado e domingo (dias 06 e 07 de janeiro), no Condomínio Condado de Capão, em Capão da Canoa (RS), encontraram-se depois de muitos anos nove ex-seminaristas palotinos (São Vicente Pallotti - fundador da Congregação religiosa). 

Esposas e filhos(as) dos ex-seminaristas, presenças alegres e brilhantes do evento. 

Estes nove são apenas  alguns dos muitos que estudaram com a gente, lá nos idos dos anos 80 e 90, em Palotina (PR), Vale Vêneto (RS), Santa Maria (RS) e Porto Alegre (RS). Temos um grupo no whattsapp com mais de 60 ex-seminaristas. 

Eu com os anfitriões da iniciativa: Ilário Dalmolin e Agostinho Zucchi, antes da chegada do grupo. 

Provocados pelo advogado Agostinho Francisco Zucchi e pelo corretor de imóveis Ilário Dalmolin (anfitriões naquele luxuoso condomínio de praia), fomos convidados a participar, juntamente com outros ex-colegas de seminário (hoje com seus familiares). 

Apareceram por lá os seguintes amigos/colegas e conhecidos de seminário: Dr. Dirceu Sebben (Procurador de Estado e Advogado em Porto Alegre), que no alto de seus 81 anos (ele estudou nos Palotinos bem antes, na década de 50) esbanjou simpatia, simplicidade e lembranças. Junto com o Sebben, estiveram também o Dr. Agostinho Francisco Zucchi (sócio de Sebben em importante escritório de advocacia de Porto Alegre), Ilário Dalmolin (corretor de imóveis em Capão da Canoa), Dr. Edson Rodrigues de Almeida (advogado em Porto Alegre), Dr. Damásio Sobiesak (Promotor de Justiça em Casca, RS), Dr. Paulo Paim (Juiz Federal no TRF-4, em Porto Alegre), Loreno Siega (Jornalista em Lages), Paulo Doniseti Pitarelli (advogado atuando em Salvador - BA) e Jorge Antônio Saling, funcionário dos Correios (Nova Petrópolis, RS). 

Além dessas alegres e queridas presenças, quem encheu o encontro de alegria e diversão foram os respectivos familiares (esposas e filhos), que deram um brilho mais do que especial ao encontro. 

No sábado à noite, na casa de  praia do Zucchi, o encontro adentrou pela madrugada, onde cada um dos presentes pôde fazer um relato de sua vida após o seminário. E no domingo, num salão de festas do condomínio, o encontro continuou, sempre muito regado a churrasco, cerveja, vinho e petiscos. 

Ilário Dalmolin, que mora no condomínio, foi um dos anfitriões. 

Bom para o corpo, espírito e alma. Um encontro que nos faz ver cada vez mais que o que vale mesmo na vida são as boas relações que vamos construindo ao longo dos anos. 

E aqui o Edson Rodrigues de Almeida, cuidando do mais importante: o churrasco. 

Meu muitíssimo obrigado pelo convite. E que as bênçãos de Deus conservem nossa amizade para sempre. 

Essa gurizada linda e faceira não teria nascido se tivéssemos ficado padres.....rsss

Texto e fotos: Loreno Siega - Revista Visão - Lages