Nesta terça-feira, a deputada federal Carmen Zanotto (PPS) e o Secretário de Estado da Saúde Acélio Casagrande, reuniram-se com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, em Brasília. Na pauta as habilitações que ainda estão pendentes aos hospitais de Santa Catarina. Entre elas, a habilitação da cardiologia do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, de Lages.

“Nossa intenção é agilizar o processo, pois apenas com a publicação das habilitações é que as unidades hospitalares recebem recursos do governo federal e podem realizar tais procedimentos. Iremos trabalhar até que haja a liberação dos serviços”, ressalta a parlamentar.

A deputada também participou da coletiva com a imprensa, na qual, o Ministério da Saúde anunciou que financiará a abertura de 250 mil vagas para qualificação de agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate à endemia (ACE) como técnicos em enfermagem em todo Brasil. 

A medida faz parte da nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), que amplia a atribuição desses profissionais, proporcionando maior resolutividade aos atendimentos realizados à população. Ao todo, serão investidos R$ 1,25 bilhão na formação dos agentes, que terão o curso totalmente gratuito, livres de taxas, mensalidades ou quaisquer contribuições relativas à prestação do serviço.

Gabinete Carmen Zanotto - Silviane Mannrich