Na manhã desta quinta-feira (15 de fevereiro), o prefeito Antonio Ceron inaugurou, juntamente ao governador Raimundo Colombo, as obras de pavimentação asfáltica da rua Pedro Américo, no bairro Vila Nova, importante via de ligação entre a rua Cirilo Vieira Ramos e a avenida Belizário Ramos (Carahá). A Pedro Américo é uma rua paralela à Escola de Educação Básica (E.E.B.) Industrial de Lages (Colégio Industrial).

Não houve solenidade oficial para esta inauguração, ocorrendo apenas um breve passeio pela rua Pedro Américo, onde Ceron apresentou a obra já concluída ao governador do Estado, o qual havia, minutos antes, discursado em solenidade de inauguração das obras de reforma geral do Colégio Industrial.

Durante esta solenidade, o diretor do Industrial, Armando José Duarte, agradeceu o prefeito pela pavimentação da rua Pedro Américo. “Pedimos ao prefeito para que a rua fosse asfaltada e ele prometeu que a prefeitura faria a obra ainda no primeiro ano da nova administração público-municipal. E aí estão as obras da Pedro Américo concluídas, com infraestrutura urbana completa”, destacou o diretor.

Por sua vez, o prefeito Ceron salientou que, “a rua Pedro Américo se estende por 316 metros, sendo que de um lado os terrenos pertencem ao Estado (Colégio Industrial) e do outro lado localizam-se imóveis cuja responsabilidade de urbanização compete à prefeitura. A questão foi resolvida quando as forças político-governamentais se uniram em torno de um objetivo comum, em prol da comunidade.”

A obra de reurbanização consiste de 316,50 metros lineares de pavimentação asfáltica (área total de 2.852 metros quadrados), passeios laterais, redes pluvial e de esgoto (implantada pela Semasa), e sinalização horizontal e vertical.

Marcos Aurélio da Silva, morador do Vila Nova há 27 anos, disse que os moradores já vinham reivindicando esta obra há mais de 40 anos. “Para nós é um sonho realizado. Vocês não sabem o quanto é ruim não poder abrir as janelas de casa por causa do pó. Espero que seja possível a prefeitura pavimentar também outras ruas do nosso bairro”, reiterou o morador.

Posição de Vanguarda

O prefeito AntonioCeron disse, durante a inauguração das obras de reforma geral do Colégio Industrial, que quando o poder público faz o que deve ser feito, quem ganha é a comunidade. “Por exemplo, o governo prioriza os investimentos para o setor educacional, alcançando assim a pessoa em suas necessidades básicas. E se hoje o Estado de Santa Catarina ocupa uma posição de vanguarda em nível nacional, é justamente devido ao conjunto de realizações voltadas ao atendimento dos anseios dos cidadãos; um governo que se preocupa com as pessoas”, concluiu Ceron.

Já o governador Raimundo Colombo destacou: “A Educação é o vetor mais importante de desenvolvimento social. A Educação transforma. Ela é o instrumento eficaz para combater um dos maiores desafios da atualidade: a violência urbana, o combate à criminalidade, hoje dominada por grupos organizados.”

Fotos: Marcelo Pakinha - Texto: Ascom/PML