Emoção, superação e confraternização. Essas são as palavras que melhor descrevem a IX edição do prêmio Mulheres de Sucesso, realizado pelo Núcleo da Mulher Empreendedora da Associação Empresarial de Lages (ACIL), nesta quinta-feira, 08 de março, no Serrano Tênis Clube.

Cerca de 300 pessoas acompanharam a homenagem feita a quatro mulheres empreendedoras que se destacam em suas trajetórias profissionais e pessoais: Arlete Della Giustina (Indústria), Marilu Del Castanhel (Comércio), Cristina Keiko Yamaguchi (Serviços) e Nair Alano Moraes (Impacto Social). Através de um vídeo os convidados conheceram um pouco da história dessas mulheres de sucesso, que representam a luta da mulher para alcançar o sucesso profissional, superaram preconceitos, quebraram barreiras e, tudo isso, conciliando a vida pessoal e profissional.

Após as homenagens, o núcleo realizou a entrega oficial do veículo Doblô à presidente da Casa de Apoio Colibri, Neusa de Oliveira, adquirido com recursos arrecadados através das ações realizadas durante a campanha Outubro Rosa. O utilitário irá auxiliar no transporte dos pacientes e seus acompanhantes que estão hospedados na casa, até o local de seu tratamento.

O presidente da ACIL, Sadi Montemezzo, destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo Núcleo da Mulher Empreendedora em prol das causas sociais. “Parabéns a todas as mulheres pelas lutas diárias e pelas conquistas alcançadas. Parabéns as mulheres que fazem parte da nossa diretoria pelo tempo dedicado ao associativismo e ao desenvolvimento da nossa região”, declarou ele.

Para Ligia Vedana Pagani, coordenadora do núcleo, o prêmio Mulheres de Sucesso “é muito mais que uma homenagem a essas quatro mulheres. É uma homenagem a todas as mulheres que estão conquistando seus espaços em profissões que até pouco tempo eram exercidas exclusivamente por homens, participam do desenvolvimento da sociedade e ainda educam os filhos e cuidam da casa”.

As mulheres de sucesso desta edição

 

Arlete Della Giustina foi a homenageada na categoria indústria. Apesar de não ter conhecimento sobre o ramo de chocolates, em 1998, ela e o esposo adquiriram a fábrica de Chocolates Engel. Com muita determinação e planejamento, Arlete buscou conhecimento em feiras do setor e inovou, transformando assim, a pequena fábrica em um negócio de sucesso. No segmento do comércio, foi Marilu Del Castanhel que atuou no magistério por 31 anos e em 1989 fundou, junto com o esposo, a Castanhel Higienização Profissional. Atualmente, concilia o trabalho de diretora financeira em sua empresa, com a presidência da Associação de Micro e Pequenas Empresas (AMPE).

 

Em serviços, a representante foi Cristina Keiko Yamaguchi, formada em Ciências Contábeis e Administração, tornou-se Mestre em Administração e Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Atua como gerente de qualidade na empresa Transul há 22 anos e é coordenadora institucional do Stricto Sensu da UNIPLAC. Na categoria impacto social, a representante foi Nair Alano Moraes.Atuou como professora e supervisora escolar até 2003. Após a aposentadoria, tornou-se voluntária da Casa de Apoio Colibri onde é diretoria administrativa e dá o seu apoio as pessoas que estão em tratamento contra o câncer e seus acompanhantes.

 

Sheila Rosa - Assess. de Imprensa da ACIL