A Secretaria Municipal da Educação e o Serviço Social da Indústria (Sesi), promoveram na noite de segunda-feira (26 de Março), uma aula inaugural para recepcionar os alunos das novas turmas do curso de Educação para Jovens e Adultos (EJA). No evento realizado no anfiteatro do Caic Nossa Senhora dos Prazeres, no bairro Santa Catarina, foram apresentados os professores que acompanharão os alunos nas aulas presenciais, metodologia e didática aplicada para as três novas turmas do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano.

As duas primeiras turmas de Educação para Jovens e Adultos do SESI foram criadas no ano passado, no núcleo do bairro Gethal. “A comunidade nos procurou e nos apresentou a demanda. Havia muitos interessados aqui na região do Santa Catarina, mas com dificuldades de se deslocarem até o outro polo. Por isso, firmamos esse convênio com a expectativa de atender cerca 30 alunos, mas fomos surpreendidos”, comenta a secretária de Educação, Ivana Michaltchuk.

O novo polo da EJA instalado na EMEB Nossa Senhora dos Prazeres já conta com 90 inscritos, com idade acima dos 15 anos. Dona Ivanir Aparecida de Oliveira do Carmo, de 50 anos, está afastada da sala de aula há muitos anos. Ela conta que gostava de estudar, mas precisou parar no 4º ano para trabalhar. Depois de casada, vieram os filhos e inúmeras mudanças de cidade. Atualmente com os filhos formados e em busca de uma nova colocação no mercado de trabalho, dona Ivanir afirma que está motivada e determinada a concluir o ensino fundamental.

“Nosso propósito, desde 1999, quando o Sesi criou a EJA é atender quem se afastou da escola por algum motivo. Queremos dar oportunidade a todos, e também qualificar. Formar cidadãos protagonistas das suas histórias”, destacou a diretora regional do Sesi Lages, Silvia Pieri Oliveira. A gestora da Emeb Nossa Senhora dos Prazeres, Neucimar Barbosa Souza e a gerente administrativa do CAIC Nossa Senhora dos Prazeres Joziane Mueller também participaram da cerimônia de abertura da aula inaugural.

A Educação para Jovens e Adultos (EJA) oferecida pelo SESI será na modalidade 80% à distância e 20% das aulas presenciais, com duração do curso de 18 meses. O município será responsável pela gestão pedagógica, administrativa, material de apoio e plataforma EAD.

Fotos: Toninho Vieira - Texto: Ascom/PML