A Epagri promove na terça-feira, 10, seminário sobre qualificação da cadeia produtiva do Queijo Artesanal Serrano (QAS). O evento acontece das 9h às 17h no campus de Lages da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos escritórios municipais da Epagri ou contatando pelo grl@epagri.sc.gov.br e (49) 3289-6400. O evento marca o início das capacitações de técnicos e produtores em Boas Práticas Agropecuárias e Boas Práticas de Fabricação, que ocorrerão durante esse ano na Serra catarinense. 

O ciclo de palestras será aberto com o tema “A importância do processo de qualificação para fortalecimento da cadeia produtiva do Queijo Artesanal Serrano”, a ser apresentado por Charli Beatriz Ludtke, representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “O Modo de Fazer Queijo Artesanal Serrano como patrimônio culinário imaterial de Santa Catarina” será abordado pelo presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Rodolfo Pinto da Luz.

“A importância da organização e dos produtores como protagonistas do processo de qualificação e autocontrole” será colocada em debate pela Federação das Associações de Produtores de Queijo Artesanal Serrano (Faproqas). Por fim, Bruno Cabral, mestre queijeiro, formado em gastronomia pela Escola de Hotelaria e Restauração de Barcelona, na Espanha, discute com os participantes “Valorização e características do Queijo Artesanal Serrano frente ao mercado e tendências do consumo”. O encerramento será marcado pela primeira mostra de Queijo Artesanal Serrano, dirigida pelo chef Bruno.

Assessoria de Impensa da Epagri