Atualmente, a Unicesumar conta com polos nas seguintes cidades catarinenses: Blumenau, Indaial, Gaspar, Jaraguá do Sul, Florianópolis, Palhoça, São José, Imbituba, Criciúma, São Bento do Sul, Chapecó, Xanxerê, Canoinhas, Balneário Camboriú, Brusque, Caçador, Camboriú, Curitibanos, Ibirama, Itajaí, Itapema, Ituporanga, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Navegantes, Orleans, Presidente Getúlio, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, São João Batista, Tijucas e Videira.

Unicesumar chega a 120 mil alunos

A Unicesumar, melhor instituição de ensino superior dentre os dez maiores grupos educacionais privados do Brasil, segundo Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), acaba de atingir a marca de 120 mil alunos em todo o país.

Este número só foi possível, devido a expansão de seus polos de Educação a Distância (EAD), que no último ano saiu de 140 unidades, para mais de 300 polos pelo Brasil, além da implantação de mais três campis presenciais. A Unicesumar fechou 2017 com mais de 100 cursos aprovados pelo Ministério da Educação, que geraram cerca de 28 mil novas vagas no ensino superior. A principal novidade do ano da instituição foi o lançamento do curso de Engenharias EAD com diferenciais metodológicos, como salas investidas, aulas práticas presenciais em laboratórios, tutores facilitadores nos polos, encontros presenciais uma vez por semana, games interativos e realidade aumentada, entre outros diferenciais de mercado.

Porém, mesmo com o crescimento exponencial, a principal meta pessoal do professor Wilson de Matos Silva, reitor da Unicesumar, é manter o Índice Geral de Curso da instituição em 4. Pelo sétimo ano consecutivo, o Ministério da Educação deu nota 4 para a Unicesumar no IGC divulgado em 2017, ratificando a qualidade do ensino oferecido pela instituição. A Unicesumar está no seleto grupo de 4% das instituições de ensino superior com as melhores notas do MEC.

No Conceito Preliminar de Curso (CPC), outro indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação das instituições de ensino superior, a Unicesumar também teve bom desempenho em 2017. A instituição ficou entre as dez melhores do Brasil em sete cursos da área de Saúde: Medicina Veterinária (3º lugar), Fisioterapia (4º lugar), Educação Física (5º lugar), Estética e Cosmética (6º lugar), Farmácia (7º lugar), Biomedicina (7º lugar) e Nutrição (10º lugar).

O CPC também avaliou os cursos de EAD e a Unicesumar conquistou o segundo lugar nacional com o curso de Agronegócio e seu curso de Gestão Ambiental foi apontado como o quatro melhor do país.

Em 2017, os programas de Mestrado da Saúde e de Direito também alcançaram o conceito Capes 4 (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior), o que possibilitou o início da tramitação do seu programa de Doutorado, que será o ponto de partida da instituição para conquistar o status de universidade.

Reconhecida nacionalmente por sua qualidade educacional, a instituição é formada por um corpo docente onde 80% de seus professores são mestres ou doutores, mantendo parcerias com mais de 200 instituições internacionais.

New Age Comunicação - Liliane Bento