Na manhã desta terça-feira (24/04) teve início no Plenário Nereu Ramos o Fórum dos Vereadores – Juntos em Defesa dos Municípios, evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Em torno de cem pessoas, entre vereadores, servidores e pessoas da comunidade se inscreveram no seminário, o qual se estende até o fim da manhã desta quarta-feira (25). Lages é a terceira cidade a receber o evento neste ano, sendo precedida por Pirenópolis-GO e Itabuna-BA.

18 municípios foram representados: Lages, Agrolândia, Balneário Gaivota, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Imbé-RS, Otacílio Costa, Painel, Ponte Alta do Norte, Pouso Redondo, São Cristóvão do Sul, São José do Cerrito, Urubici, Urupema e Vila Maria-RS.

Entre os assuntos debatidos no primeiro dia estiveram o papel fiscalizador do Legislativo, suas obrigações constitucionais, aprovação de contas, efetivação da Transparência, responsabilidade do voto, a Federação e a autonomia do ente local, o papel do vereador no Movimento Municipalista, a atuação da Câmara na comunidade, entre outros temas de responsabilidade do Poder Legislativo.

Na manhã desta quarta serão discutidas a organização dos municípios e dos três poderes, Cidadania e Participação Popular, transparência dos votos e das despesas, processos licitatórios e a Lei de Acesso à Informação. As atividades têm início às 9h e são abertas ao público.

A Confederação Nacional dos Municípios tem sede em Brasília e um escritório regional em Porto Alegre. Conta com salas de reuniões para os agentes políticos municipais, estúdios de rádio e TV, auditórios e bibliotecas com acervo impresso e digital, além de um Museu do Municipalismo. Possui ainda uma assessoria técnica aos parlamentares, focada nos desenvolvimentos social, econômico, territorial e jurídico. Também atua no acompanhamento de projetos de interesse dos municípios junto ao Congresso Nacional.

Para mais informações, acesse o site do CNM.