O município de São José do Cerrito sedia neste sábado (28), das 8h às 17h, o IV InterPET Saúde Serra Catarinense, encontro do Programa de Educação para o Trabalho (PET) GraduaSUS na Serra Catarinense, projeto coordenado pela Gerência Regional de Saúde, de Lages. A reunião marca o encerramento das atividades para 40 bolsistas e oito voluntários que ajudaram a mudar a realidade da saúde dos municípios de Otacílio Costa, São Joaquim, São José do Cerrito e Campo Belo do Sul.

O projeto teve quase dois anos de duração e beneficiou 40 bolsistas nas área de Medicina, Medicina Veterinária, Fisioterapia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Odontologia. "Esse projeto tem com resultado diversas ações de promoção e prevenção à saúde mudando o processo de trabalho das equipes de saúde e da comunidade, bem como a formação desses futuros profissionais para atuarem no território vivo de forma mais efetiva", esclarece a gerente regional de Saúde, Daniela Rosa de Oliveira.

O PET-Saúde da Serra Catarinense é o único projeto regionalizado entre as 105 experiências que estão em desenvolvimento no país desde maio de 2016 até abril de 2018. O PET-Saúde é uma iniciativa voltada ao fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvam o ensino, a pesquisa e extensão universitária, bem como a participação social. 

É um instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde e também iniciação ao trabalho, dirigido aos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde.

SERVIÇO:

IV InterPET Serra Catarinense

Encontro do projeto PET GraduaSUS da Serra Catarinense

Horário: 8h às 17h

Local: Sítio Pinheiro, localidade Fazenda Nova, em São José do Cerrito.

Cristiano Rigo Dalcir - ADR Lages