As comemorações pelo Dia Internacional da Dança em Lages iniciaram nesta quarta-feira (25 de abril) no Teatro Municipal Marajoara. A Escola de Artes Elionir Camargo Martins, da Fundação Cultural de Lages, assim como em 2017, é a responsável pela organização e execução do evento, que neste ano ocupa duas noites de apresentações de dança.

Escolas, academias e Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) foram os protagonistas da quarta-feira. Foram 19 apresentações que contemplaram balé, street dance, jazz e as danças tradicionalistas gauchescas. Uma das novidades neste ano foi a apresentação do grupo de danças da Apae de Lages com a coordenação do professor Salésio Padilha.

Segundo o superintendente da FCL, Giba Ronconi, o aumento da procura pelos cursos de danças em Lages é notória. “Não só na Escola de Artes percebemos a intensa procura pelos cursos de dança particularmente. Em toda a cidade, nas academias, centros de danças, CTGs, instituições filantrópicas, notamos essa arte crescer e gerar novos valores. Por isso, através da Escola destinamos uma noite exclusiva para os grupos da cidade”, comenta.

Ao formalizar a abertura do evento, e representando o prefeito Antonio Ceron, o vice-prefeito Juliano Polese ressaltou a importância das escolas de dança da cidade e também o trabalho desenvolvido pela prefeitura e os projetos da Fundação Cultural através da Escola de Artes. ”Já no ano passado vimos o incremento das artes com o Projeto Lages Melhor, o aumento de alunos na Escola de Artes e o trabalho desenvolvido pelos demais cursos na cidade. Isso só melhora a qualidade de vida das crianças e suas famílias”, disse.

Apresentaram-se nesta quarta-feira no Marajoara:

Movere Centro de Danças, Academia Magistral, Academia Liz Velho, Academia Flex, CAF Garrão de Potro, CTG Anita Garibaldi, CTG Planalto Lageano, CTG Barbicacho Colorado, Sesc, Karen Kriss, Dançar Passarela, Caic Irmã Dulce - Projeto Lages Melhor, Projeto Ritmos, Cia Juliana Paleo, Colégio Santa Rosa, Colégio Bom Jesus, Barbicacho Dança Show, Apae e Grupo de Dança Grazzi Branco.

Fotos: Nilton Wolff - O Goleador