O Fórum Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Gerência Regional de Educação de Lages (Gered), realizam nesta quinta-feira (26 de abril) a etapa municipal da 3ª edição da Conferência Nacional de Educação (Conae). O vice-prefeito de Lages, Juliano Polese, esteve entre as autoridades presentes ao evento.

A assembleia, que acontece no anfiteatro do Centro Educacional Vidal Ramos Júnior, reúne representantes das unidades de ensino municipais, estaduais e particulares, entre diretores escolares e professores, além de membros de universidades, de entidades e da sociedade civil organizada, pais e estudantes. Divididos em grupos, com oito eixos de debates, os membros discutem e avaliam as metas estabelecidas para o Plano Nacional de Educação (PNE), que está em vigor de 2014 até 2024.

Para a presidente do Fórum e do Conselho Municipal de Educação, Cláudia Coelho Pezzi, o Conae oportuniza a todos os municípios contribuírem com o Plano Nacional. “Como permite observações e melhorias, é a maneira mais democrática de contribuirmos para o desenvolvimento da nossa educação”, destaca.

Até o dia 27 de abril acontecem 18 etapas municipais da Conae na região serrana. De acordo com o gerente regional de Educação, Humberto de Oliveira, os temas dos eixos em debate são cruciais para o monitoramento, avaliação e cumprimento do Plano Nacional de Educação. A assembleia deste ano tem como tema “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”. “Esperamos que ao final deste dia de trabalho possamos oficializar o documento referência da Conae 2018, que revelará os anseios e as necessidades da comunidade escolar local e também subsidiará as discussões da etapa estadual e na elaboração do documento nacional”, destacou a secretária de Educação de Lages, Ivana Mitchalchuk.

Osmar Matiola foi o primeiro palestrante da tarde. Ele é mestre em Educação e atualmente diretor de Articulação com os Municípios da Secretaria de Estado de Educação (SED). Matiola compartilhou sua experiência em políticas e administração da educação, e em formação inicial e continuada de professores.

Conae 2018

O objetivo do Conae 2018 é acompanhar e avaliar as deliberações, políticas e ações decorrentes da Conferência Nacional de Educação/2014, verificando seu impacto e procedendo às atualizações necessárias para a elaboração da política nacional de educação, além de monitorar e avaliar o cumprimento do Plano Nacional de Educação, suas metas, estratégias e propor políticas e ações.

Fotos: Toninho Vieira - Texto: Ascom/PML