Na manhã deste sábado (19 de maio) na Praça João Costa, calçadão central de Lages, conclamando a comunidade lageana a participar das festividades e a bem receber os visitantes e turistas, o prefeito Antonio Ceron presidiu o ato de abertura do Recanto do Pinhão Aracy Paim. Este espaço terá programação festiva de 19 de maio a 3 de junho, enquanto que a Festa Nacional do Pinhão iniciará no dia 25 de maio e se estenderá também até o dia 3 de junho, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, no bairro de mesmo nome.

Ceron disse que a Festa do Pinhão é expressão da economia e da cultura da gente serrana de Santa Catarina e portanto caberá a todos os lageanos, “o cavalheirismo e a hospitalidade para com todos os que nos visitarem nesta temporada festiva”.

Para este ano, a Prefeitura de Lages, responsável pela organização e promoção do Recanto do Pinhão, projetou um novo espaço e uma nova infraestrutura para bem acolher os participantes. “Projetamos um novo layout para o Recanto, com participação de todas as secretarias municipais, especialmente a do Planejamento e a de Serviços Públicos e Meio Ambiente. O trabalho foi intenso durante as duas últimas semanas e conseguimos terminar tudo a tempo e a contento”, falou o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giberto Ronconi.

Já o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), João Alberto Duarte, enalteceu a parceria entre a Prefeitura e o Estado na captação e liberação de recursos para custear parte dos gastos com a organização do Recanto. “O empenho conjunto das autoridades municipais e estaduais sempre traz bons resultados e isto está sendo fundamental para que o Recanto do Pinhão, o espaço mais democrático da Festa Nacional do Pinhão, possa oferecer mais comodidade e conforto a quem aqui estiver durante os 16 dias de festividades”, disse João Alberto.

No ato da abertura oficial do Recanto, o prefeito Antonio Ceron esteve acompanhado da rainha Andressa Bordignon e das princesas Ellen Waltrick e Caroline Ceccatto, da viúva do idealizador da Festa, Adelma Paim, e de diversas autoridades, entre elas o Bispo Diocesano, Dom Guilherme Antonio Werlang, o qual logo após benção especial, disse: “que além do congraçamento, a Festa do Pinhão seja momento de conscientização para os cuidados que devemos ter com o ecossistema e com o microssistema natural da Serra Catarinense, pois isto significa também proteger a própria vida humana”.

Elton Saldanha no show de abertura

Vencedor de Sapecadas da Canção Nativa, o cantor e compositor nativista renomado, Elton Saldanha foi o primeiro artista a subir no Palco do Recanto do Pinhão 2018. Ele e o conjunto de músicos que o acompanham abriram o show com o sucesso musical “Eu sou do Sul” e em seguida veio “Gralha Azul” e “Castelhana”. Enfim, Elton retornou a Lages com repertório clássico, fazendo o público reviver as várias apresentações dele, ao longo de 20 anos de participação na Festa Nacional do Pinhão.

Culinária e Artesanato Típico da Serra

Dez associações de assistência, beneficência e de trabalho cooperativo são as responsáveis, neste ano de 2018, pela comercialização de bebidas, comidas e artesanato típico da Serra Catarinense. Elas administram os boxes da culinária e artesanato e todo o dinheiro arrecadado durante o Recanto é para uso próprio dessas próprias entidades, as quais desenvolvem um valoroso trabalho em prol dos mais necessitados e de trabalhadores cooperados. A Associação Lageana de Escritores (ALE) também participa do Recanto.

Veja a relação das entidades:

- Associação Serrana de Deficientes Físicos - ASDF;

- Cáritas Diocesana de Lages;

- Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips);

- Lions Clube de Lages Copacabana;

- Casa de Apoio às Pessoas com Câncer Maria Tereza;

- Grupo de Apoio Regional para Reabilitação da Aids - Garra;

- Associação Bom Samaritano;

- Asilo Lar dos Idosos - Saseadla;

- Associação de Artesanato Tramatusa, e

- Associação Lageana de Escritores (ALE)

Fotos: Marcelo Pakinha, Greik Pacheco e Ary Barbosa de Jesus Filho