Mais de trezentos convidados prestigiaram o jantar de fundação oficial do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tauras da Serra. O evento realizado na noite de sábado, (19 de Maio), na sede do Movimento de Tradições Gaúchas (MTG) de Lages, também foi marcado pela posse dos membros da Patronagem Executiva e do Conselho Fiscal da entidade. 

O CTG Tauras da Serra foi fundado no dia 6 de Abril de 2018, a partir da união de um grande grupo de pessoas que, envolvidas em um mesmo sentimento de amor e respeito a cultura gaúcha, resolveu dar início a entidade, como forma de fortalecer ainda mais o tradicionalismo, através da dança, do canto da poesia e da lida campeira. O lema União e Tradição é uma referência aos pilares que norteiam os propósitos do Tauras da Serra e que deve seguido por seus associados.

A abertura do evento contou com apresentação de dança da Invernada Mirim. Compuseram a mesa de honra, o Patrão do CTG Tauras da Serra, Galeno Souza Júnior; a vice-presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho de Santa Catarina (MTG/SC), Sueli Dors; a coordenadora artística da primeira região tradicionalista do MTG/SC, Maria Gorete Barbosa Marques, a 1ª Prenda Mirim da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), Nicole Burigo Schmoeller; o primeiro Peão Biriva mirim da CBTG, Gustavo Bassoli e o vereador Jean Pierre, representando a Câmara de Vereadores de Lages.

“O ano de 2018 é um ano histórico para nós. Nossa Festa do Pinhão completa sua 30ª edição este ano com o objetivo de resgatar as origens e o CTG Tauras da Serra é fundado com este mesmo ideal: valorizar e preservar a cultura gaúcha.” destacou Galeno Souza Júnior, Patrão do CTG. 

A diretoria, composta pelos membros da Patronagem Executiva e do Conselho Fiscal, foi então empossada pela vice-presidente do MTG-SC, Sueli Dors.

A diretoria, composta pelos membros da Patronagem Executiva e do Conselho Fiscal, foi então empossada pela vice-presidente do MTG-SC, Sueli Dors.

Patrão: Galeno Acir Nunes de Sousa Junior

Vice-patrão: Neiton Edenilson Schmoeller

Primeira secretaria: Giseli Scoz

Segunda secretária: Márcia Alves

Primeiro Xirú da guaiaca (tesoureiro): Cláudio Campos

Segundo xirú da guaiaca (tesoureira): Miriam Silva dos Santos

Patroa da invernada artística: Francine Burigo Schmoeller

Capataz da invernada artística: Karine Souza

Patrão da invernada campeira: José Evandro de Oliveira

Capataz da invernada campeira: Arione Amaral de Oliveira

Conselheiro fiscal titular: Renato Alves

Conselheira fiscal titular: Alvadoris Peruzollo

Conselheiro fiscal titular: Charles Mauricio Coelho

Conselheiro fiscal suplente: Juliana Cristiane Wolf

Conselheiro fiscal suplente: Alex Rogério Bianchini

Além da posse da diretoria, logo após o jantar, os convidados acompanharam as apresentações de dança da Invernada Veterana. A noite memorável seguiu com muita animação e dança comandado pelo grupo Chama de Fronteira.

Fotos: Cássia Shelen e Henrique Vivan - Texto: Keltryn Wendland