O corpo de baile da invernada adulta Celso Scós, do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Planalto Lageano, foi uma das atrações do palco principal da 30ª Festa Nacional do Pinhão, no último sábado, 26, na abertura do show do nativista Joca Martins.

A apresentação, que faz parte da programação “Especial Origens”, também teve a participação dos CTGs Anita Garibaldi e Barbicacho Colorado e do Conjunto de Arte Folclórica (CAF) Garrão de Potro.

No palco, o Planalto Lageano mostrou danças tradicionais gaúchas que resgatam diferentes gerações coreográficas do tradicionalismo gaúcho e apresentou uma coreografia própria, na música Braço Forte.

Durante toda a festa, o CTG Planalto Lageano estará abrigado no Recanto da Tradição, no Parque Conta Dinheiro, onde há apresentações e são servidas comidas típicas à base de pinhão, como paçoca, entrevero e lasanha, além de quirera com feijão, elaborados pelas próprias prendas e peões.

Fundado em 12 de dezembro de 1959, o Planalto, desde então, vem preservando a raiz da cultura gaúcha. Primeiramente, foi através das atividades campeiras e, mais tarde, com a criação das invernadas artísticas.   Acesse a página do CTG Planalto Lageano no Facebook.   Assessoria de Comunicação - Jornalista Tatiane Rosa