Secretários e gestores de turismo da Serra Catarinense estarão em peso nesta terça-feira (12) em Florianópolis, para acompanhar o lançamento do Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo – Prodetur + Turismo, pelo Ministro do Turismo Vinicius Lummertz. Na oportunidade serão assinados contratos de financiamento do Fundo Geral de Turismo, Fungetur – MTUr e BRDE.

O evento no CentroSul acontece em paralelo ao Congresso Catarinense de Prefeitos, onde ao menos onze gestores de municípios da Serra Catarinense participam desde a manhã desta segunda-feira (11). A mobilização dos gestores de turismo foi realizada através da Amures e Conserra com objetivo de informar os empreendedores sobre o acesso a linhas de financiamento com prazos e juros diferenciados.

De acordo com a secretária executiva do Conserra Ana Vieira, o Fungetur é uma linha especial de crédito que visa fomentar o turismo gerando emprego e renda, além da inclusão social e melhoria da qualidade de vida. “Ele está diretamente vinculado ao Ministério do Turismo e focado na melhoria, conservação e manutenção dos empreendimentos turísticos”, destacou.

Sobre o Prodetur + Turismo, o ministro deve falar do apoio que estados e municípios terão no acesso a linhas de financiamento com prazos e juros diferenciados. A proposta do programa é melhorar a infraestrutura e o atendimento ao turista nos principais destinos do país.

O programa tem previsão de injetar R$ 5 bilhões na economia do País e o principal critério para acessar o recurso é que os interessados estejam no Mapa do Turismo Brasileiro. Na comitiva da Serra Catarinense que buscará conhecer o Prodetur + Turismo, estarão representantes também da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages – CDL, Sebrae, Movimento Tradicionalista Gaúcho MTG e empresários do setor turístico.

 

 Onéris Lopes - Assess. de Imprensa da Amures