Notícia divulgada pelos blogs políticos nesta segunda-feira (18/06) dá conta de que o governador Eduardo Pinho Moreira desistiu de se candidatar à reeleição em outubro deste ano. 

A Executiva do MDB do Estado se reuniu nesta manhã para definir a questão de quem seria o candidato do partido ao Governo do Estado. Na semana passada, Moreira havia pedido mais uma semana para decidir. Em sua fala, o governador disse que não haveria como conciliar estar à frente do Governo com uma candidatura. Ele disse que a situação financeira do Estado é grave e que por isso renuncia ao pleito para melhor cuidar do Governo. 

O deputado federal Mauro Mariani, por sua vez, agradeceu o gesto de Pinho Moreira. E disse que isso fortalece o MDB  para  os próximos  embates e desafios. 

CANDIDATURAS POSTAS 

Até agora, existem três  candidaturas claramente postas ao Governo do Estado: 

1) Gelson Merísio, do PSD

2) Mauro Mariani, do MDB

3) Décio Lima - PT

O PP, comandado pela família Amin, deverá estar junto com o PSD. O PSDB, a princípio, sairia ao Governo com o senador Paulo Bauer. Mas, como o nome dele está envolvido  na Lava Jato, provavelmente o partido apoie o PSD ou o  próprio MDB.  Ou então, numa outra  hipótese, poderá lançar o nome do  ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, para o Governo. 

Por enquanto, são essas as configurações em nível de Estado. 

Loreno Siega - Revista Visão