Em solenidade do Poder Legislativo realizada na noite desta quarta-feira (20), o povo de Lages pôde reconhecer os dez anos de criação dos Institutos Federais (provenientes dos antigos Cefet’s) e os oito anos de atividades do IFSC em nosso município. Professores, alunos, servidores e membros da direção do campus Lages e de outras sedes do IF na região sul do país prestigiaram a sessão proposta pelo vereador Lucas Neves (Progressistas).

Os legisladores entregaram placas e diplomas de mérito à reitora do IFSC em Santa Catarina, Maria Clara Kaschny Schneider, e ao diretor-geral do campus Lages, Thiago Meneghel Rodrigues. “O IFSC é uma joia para Lages e a Serra Catarinense, mas sabemos que este ensino de qualidade, esta transformação social que acontece na Serra, é a mesma que ocorre em outras regiões e que se fazem representadas nesta noite”, destacou Lucas Neves.

O vereador proponente contou que ao se deparar com um grupo de jovens que buscam por um emprego, ele recomenda que se capacitem em instituições como o IFSC, o qual oferece cursos de qualidade e de graça. Lucas também citou as demandas que a Câmara constantemente cobra da Prefeitura para aprimorar a infraestrutura ao redor do campus, como a construção das calçadas e da rótula para garantir mais segurança no acesso ao IFSC “Estas não são batalhas minhas, mas de todos os vereadores”, afirmou o parlamentar. 

A mudança da sociedade através da educação

Em sua fala, o diretor do IFSC Lages, Thiago Meneghel, citou os cursos de qualificação profissional, técnicos, superior, pós-graduações, ações de extensão, de pesquisa científica e programas de intercâmbio e de assistência que o instituto oferece aos estudantes. Comemorou o salto de mais de 500 escolas abertas pelo país ao longo dos anos 2000, entre eles, o campus de Lages, inaugurado em 2010 e que iniciou as primeiras aulas em fevereiro de 2011. 

“Temos quase cem servidores públicos à disposição da população de Lages, 30 laboratórios, mais de 1.500 alunos matriculados, mas precisamos crescer mais para que tenhamos uma maior capacitação, mais oportunidades de emprego e um futuro melhor para todos”, disse o diretor. Além dos pontos elencados pelo vereador Lucas, Thiago também ressaltou a necessidade de melhorias na iluminação pública e o aumento no número de linhas de ônibus para atender melhor à comunidade escolar e os moradores dos arredores do instituto.

Reitora do IFSC em Santa Catarina, Maria Schneider agradeceu a iniciativa da Câmara de Vereadores de Lages, especialmente por ter acontecido em meio a um congresso que reuniu dirigentes de todo o sul do país. “Este momento coroa esta ocasião, onde comemoramos, mas refletimos sobre os avanços nestes dez anos e o que virá para os próximos. Ainda temos muitos desafios para que a consolidação das nossas instituições possam trazer a diferença e a transformação social, cultural e econômica que tanto precisamos”. 

Segundo a reitora, a criação e ampliação dos institutos federais reparam uma dívida histórica, especialmente para com as cidades e as populações interioranas. “Nossa força está em nossos estudantes, que tem o poder para transformar a sociedade. Não é só o conhecimento técnico, educacional, mas a transformação que tiveram na vida através do IFSC, que levem para a vida o compromisso de promover a mudança em nossa sociedade”, argumentou Schneider.

O IFSC Lages oferece vários cursos gratuitos à população. Confira:

Curso técnico subsequente

Biotecnologia

Eletromecânica

Curso técnico concomitante

Agroecologia

Informática para Internet

Análises Químicas

Mecatrônica

Administração

Graduação

Ciência da Computação

Engenharia Mecânica

Processos Químicos

Pós-graduação

Agroecologia

Gestão Escolar

Tecnologias e Práticas Educacionais

 

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa da Câmara de Lages