O primeiro trecho da rua Archilau Batista do Amaral, no bairro Universitário, já está sendo asfaltado. São cerca de 300 metros de extensão, que se estende desde a confluência com a avenida Antonio Ribeiro do Santos até o ponto de acesso à rua Luiz Gonzaga Proença. O trecho em asfaltamento cruza em frente ao Senai, passando ao lado da área de estacionamento do Ginásio Jones Minosso e em frente à Praça do CEU. O segundo trecho da Archilau, com igual extensão, será asfaltado posteriormente.

Inicialmente foi feita a drenagem de toda a área, com tubos de um metro de diâmetro, a qual resolverá antigo problema de alagamentos que tanto têm incomodado os moradores. Também já foram concluídas, ao longo de todo o trecho, de em torno de 600 metros de extensão, a implantação de rede de esgoto e a correção de curva no ponto de confluência com a Rua Sebastião Ramos Schmidt.

Depois do asfaltamento, serão construídas calçadas (passeio público) ao longo de todo o trecho e concluída a rede pluvial (que fará o escoamento das águas das chuvas) até o rio Carahá, bem como a pintura da sinalização horizontal de trânsito sobre as pistas de rolamento asfáltico.

Os recursos para as obras foram disponibilizados pelo Governo do Estado de Santa Catarina, no valor de R$ 1,4 milhão.

Quatro ruas urbanizadas no Universitário

A pavimentação asfáltica da Rua Archilau Batista do Amaral é um legado dos Jogos Abertos de Santa Catarina, realizados em Lages, no mês de novembro de 2017. Os recursos do tesouro estadual para os JASC previam obras de melhorias urbanas em ruas da área de entorno ao Ginásio Municipal de Esportes Jones Minosso. Ao todo foram contempladas quatro ruas, sendo que as outras três já estão reurbanizadas (pavimentadas).

 

Fotos: Marcelo Pakinha - Texto: Ascom/PML