Os empresários da Associação Empresarial de Lages (ACIL) receberam em sua reunião semanal, desta segunda feira, 20/08, representantes do Consórcio Aliança, Luis Claudio Valério e Douglas Viana, Eduardo Santarelli, que apresentaram o projeto da nova linha de transmissão de energia elétrica.

Viana explicou que o Consórcio Aliança, que é formado pela EDP – Energias do Brasil S.A (90%) e CELESC Geração S.A (10%), arrematou o lote 21 do leilão de concessões para a construção, operação e manutenção de transmissão de energia em 19 Estados Brasileiros, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em abril de 2017.

O projeto prevê a construção de 433 km de linhas de transmissão, a implantação de uma nova subestação em Siderópolis, a ampliação das subestações de Campos Novos, Abdon batista, Biguaçu, Siderópolis e Forquilhinhas. A linha de transmissão passará por 28 municípios catarinenses, entre eles Lages, que terá um canteiro de obras.

Com um investimento de R$ 1,26 bilhão, as obras que devem iniciar nos próximos dias tem previsão de conclusão em 19 meses e devem gerar cerca de 2.300 empregos diretos. Segundo Viana, está ampliação da rede irá suprir as necessidades das regiões sul e extremo sul de Santa Catarina, dando mais segurança ao fornecimento de energia elétrica.

Também participaram da reunião, José Afonso Marin, Regis Evaloir da Silva e Vandirlene Vanessa da Rosa, da Celesc, e André Luiz Pereira, da EDP.

Sheila Rosa - Gerente de Comunicação da ACIL