Aprender a fabricar pães caseiros e assim, ajudar no aumento da renda familiar. É isto que uma grupo de adolescentes, com idade entre 12 e 14 anos, estão recebendo no bairro Habitação. A ação faz parte do projeto “Pesquisa-ação”, desenvolvido pela pós-graduanda Fernanda de Sousa, no curso de especialização em Desenvolvimento Regional na Uniplac, em Lages. A aula ocorreu no salão da Igreja São Francisco de Assis.

 

Realizada em parceria com a Associação de Moradores, a aula mobilizou jovens da comunidade e com o apoio colaborativo do empresário Carlos Alberto Neto.  Fernanda revela que a iniciativa surgiu como proposta da disciplina de Seminário de Casos Empreendedores com linha de pesquisa voltada para o emprego e renda da região.

 

A pesquisadora entende ser fundamental as pessoas agirem para mudar de alguma forma o meio onde vivem. “Esta intervenção surge, sobretudo, para estimular os adolescentes a buscar novos conhecimentos. Afinal, o papel de uma universidade é promover a formação cidadã”, analisa Fernanda, que completa: “Somos parte de uma sociedade carente de projetos e políticas públicas. Portanto, instigadas pelo ensino superior, precisamos e podemos de alguma forma contribuir na vida das pessoas”.

 

Texto e fotos: CNU/Dionathan Sousa