A exibição popular mais esperada do ano ao cultuar os 196 anos da independência política do Brasil terá sua edição 2018 no país inteiro nesta sexta-feira, 7, feriado nacional, em Lages a partir das 9h, quando as famílias passam a manhã de folga às margens da avenida Duque de Caxias no Desfile Cívico Oficial, em que assistem a passagem das estrelas da data - alunos, professores e funcionários de escolas municipais e estaduais, entidades educacionais e socioassistenciais e de organizações militares, a “cereja do bolo” do final das celebrações à pátria, emocionando o público num misto de amor em verde e amarelo e de comemoração pela democracia.

Neste dia aproveitam para expor ao público suas atividades conforme a finalidade do órgão, projetos, programas e ações especiais em educação, cidadania, meio ambiente, inclusão social de pessoas com deficiência ou síndromes, segurança pública, defesa civil e lazer.

A entrada das mais de 2.500 pessoas representantes das 25 organizações no trajeto será em frente à Praça Antonio Correia Pinto de Macedo, com concentração entre o Posto Central e a referida Praça, e a dispersão será em frente à loja Tapajós Autopeças. O palanque de autoridades estará fixado em frente à empresa Flex Relacionamentos Inteligentes.

Depois da nominata das autoridades presentes, à qual estão incluídos o prefeito Antonio Ceron e o vice Juliano Polese, serão executados os hinos do Brasil e de Lages, seguindo para o Desfile Oficial propriamente dito, que deve contar com milhares de pessoas na plateia. A previsão meteorológica indica dia ensolarado e temperaturas oscilantes entre 8ºC e 23ºC, apontada pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

O Desfile cumprirá a seguinte ordem:

- GRUPO ESCOTEIRO DO PLANALTO

APAE

- ADEVIPS/LIONS

- SECRETARIA DA SAÚDE

- ASDF

- CLUBE DE DESBRAVADORES

- GUARDA MIRIM DO PARQUE ECOLÓGICO MUNICIPAL JOÃO JOSÉ THEODORO DA COSTA NETO

- LEOAS DA SERRA

- COLÉGIO MILITAR FELICIANO NUNES PIRES

- EMEB CAIC NOSSA SENHORA DOS PRAZERES

- EMEB SANTA HELENA

- E.B. VIDAL RAMOS

- E.B. ARMANDO RAMOS

- E.B. ILZA AMARAL OLIVEIRA

- EMEB ITINERANTE MARIA ALICE WOLFF SOUZA

- E.B. GENERAL JOSÉ PINTO SOMBRA

- EMEB ALINE GIOVANA SCHMITT

- EMEB FAUSTA RATH

- CORPO DE BOMBEIROS

- POLÍCIA MILITAR

- POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL

- 1º BATALHÃO FERROVIÁRIO (BFv)

- DEFESA CIVIL

- CAVALOS DE AÇO

- ASSOCIAÇAÕ SERRANA DE CICLISTAS

No final da tarde de sexta-feira, às 17h, haverá o último arriamento das bandeiras do Brasil, Santa Catarina e Lages na Semana da Pátria de 2018 e a extinção do Fogo Simbólico, ambos os atos no Calçadão da Praça João Costa, no Centro.

 

Fotos: Greik Pacheco/Arquivo - Texto: Comunicação PML