Na última quarta-feira, 05/09, o Colégio Sigma realizou, em sua quadra de esportes, o Ato Cívico em reverência a Independência do Brasil. Alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental participaram da ação, motivados pela equipe pedagógica. A presença dos pais e familiares no Ato Cívico foi fundamental para reforçar a importância do sentimento à Pátria. 

A banda da escola, que teve como instrutor Davi Melo, realizou sua apresentação com balizas em destaque, orientadas pela Professora Debora Isabel Ribeiro dos Santos. 

Convidados ilustres compuseram a mesa oficial do evento: Sra. Ivana Helena Mechltchuk – Secretaria da Educação; Tenente Coronel Cleber Machado Arruda – 1º Batalhão Ferroviário de Lages; Professora Claudia Floriani - representando a Coordenação Pedagógica do Colégio Sigma; Rosimere Fontana do Amaral – Diretora Geral da Escola Estadual Godofin Nunes de Souza; Israel e Camila Marcon – representando os pais dos alunos e Arthur Alves – representando os alunos do Colégio Sigma.

A apresentação da banda da Escola Estadual Godofin Nunes de Souza enriqueceu o Ato.

Ao longo de seus 45 anos, o Colégio Sigma vem assumindo o compromisso de formar cidadãos críticos e participativos. Como instituição de ensino e aprendizagem, através da construção do conhecimento, muitos dos feitos resultaram na transformação de indivíduos e do desenvolvimento da sociedade lageana.

O Sigma entende que os problemas de contexto social podem ser resolvidos com a participação de cada um, solucionando-os na coletividade.

Ao buscar uma mudança dos rumos, mudança do que estamos vivendo hoje, é preciso concentrar todos os esforços na transformação das instituições e da sociedade, e não somente encorajando a transformação individual. 

“Acreditamos no progresso da sociedade brasileira. Acreditamos que a arte da política é tornar indivíduos egoístas mais inteligentes, o que se traduz como solidariedade. A política foi inventada como maneira de ser egoísta em conjunto e, inteligentemente / inteligente para evitar a forma tola de uns contra os outros”, argumenta a Diretora Geral do Colégio Sigma Neide Gugelmin. 

Os problemas sociais, distantes da realidade vivente são possíveis de imaginá-los; porém, quando próximos, percebe-se as carências do outro, na pobreza, na doença,... enfim, as reais necessidades e, assim, ressalta a sensibilidade, o sentimento de humanidade...

Trata-se de fazer as pessoas compreenderem que é importante levar em consideração os interesses das outras pessoas. 

Soluções para evitar as crises econômicas, o desemprego, as carências na saúde e educação... a sociedade precisa organizar-se para a bem estar de todo. Como escola, o Sigma faz a sua parte, ampliando ideias, exercitando a bondade, a fraternidade, honestidade, justiça, gentileza, o exercício da solidariedade! Atitudes de querer o bem do outro. 

Sozinhos, não há como resolver todas estas questões; é necessário, então, fortalecer as instituições, que poderão fazer muito mais pelo cidadão, pela coletividade, pelo nosso País!

Refletindo Dalai Lama que diz: “Sejam egoístas, amem-se uns aos outros!”.

Se quiser ser feliz, é preciso amar uns aos outros!

Juliane Godoy Carvalho - Assessora de Marketing do Colégio Sigma