Com o tema “Nós Somos o Trânsito”, a Semana Nacional do Trânsito 2018 irá desenvolver um conjunto de atividades em todo o país para provocar a autorreflexão de motoristas, pedestres, crianças e adolescentes, os futuros condutores de veículos do futuro, geração que deve ser preparada desde já dentro das escolas, conscientização, segurança e mudança de hábitos diários, enaltecendo a tolerância e a gentileza para se conseguir reduzir significativamente a ocorrência de acidentes, geradores de mortes, feridos e traumas físicos e psicológicos que dificultam a retomada da vida normalmente.

Realizado pelos órgãos integrantes do Sistema Nacional do Trânsito anualmente, em calendário definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), nas datas de 18 a 25 de setembro, a Semana, em Lages, terá sua solenidade oficial de abertura na terça-feira (18 de setembro), às 10h, na Praça João Costa (Calçadão). Neste dia haverá, ainda, homenagem às vítimas de acidentes, Pista Educativa, blitz educativa, panfletagem e fornecimento de credencial para idosos e pessoas com deficiência.

O encerramento está marcado para as 17h do dia 25 de setembro, no mesmo local do lançamento. O evento está sendo organizado e promovido pela Secretaria de Planejamento e Obras, juntamente à Diretoria de Trânsito (Diretran), com apoio das polícias Militar (PM), Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat).

A Semana estará voltará a estimular a todos os condutores de caminhões, ônibus, utilitários, automóveis, motocicletas e bicicletas, e aos pedestres e passageiros, optando por um trânsito mais resguardado, buscando novas formas de encarar melhor os desafios da mobilidade urbana. O Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro.

Fotos: Toninho Vieira - Texto: Ascom/PML