A 6ª edição do Seminário de Inclusão, promovido pelo Curso de Psicologia/Uniplac, movimenta a cidade esta semana e trata de um tema atual, a melhoria das condições para os portadores de necessidades especiais e para uma sociedade mais humanizada.

Com a realização de mini cursos, teve início nesta segunda-feira (17), o VI Seminário de Inclusão, que este ano divide espaço com o V Encontro de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência. O tema central escolhido para o evento foi: “Além da deficiência”.

Divididas em seis equipes, as mais de 100 pessoas participantes discutiram temas como: “Cuidados com a Integridade da Pele”; “Cuidando De Quem Cuida”; “Aspectos Sensoriais e Cognitivos no Desenvolvimento Motor da Criança”, “Atividades de Vida Diária e Atividades de Vida Prática de Pessoas com Deficiência”; “Técnicas de Comunicação Alternativa para Estimular Linguagem e Fala” e “Direitos da Pesquisa com Deficiência”.

Para a coordenadora do curso de Psicologia da Uniplac e organizadora do evento, professora Vivian Fátima de Oliveira, a ideia central das oficinas é debater sobre alguns assuntos que rodeiam a vida de uma pessoa com deficiência. “Queremos fazer com que a sociedade enxergue a pessoa além da deficiência. Todos são muito mais do que uma deficiência”, explica.  O evento continua até o dia 21 (sexta-feira), com diversas palestras. Confira a programação:

18/09 - Terça-Feira 

14h às 17h - Relatos de Experiências e Pesquisas nas áreas da saúde e educação relacionadas às pessoas que apresentam deficiência

Inscrições de Trabalhos: www.even3.com.br/inclusaouniplac2018 - Auditório CCET Uniplac

19h às 22h - “Além da Deficiência” Vivências de Pessoas com Deficiência - Auditório CCET Uniplac

19/09 - Quarta-Feira 

14h às 17h e 19h às 22h - Palestra: Gatilhos de Superação - Palestrante com Autismo de Alto Funcionamento: Marcos Petry - Auditório CCET Uniplac

20/09 - Quinta-Feira 

14h às 17h e 19h às 22h - Palestra: Avaliação de Aprendizagem para Alunos com

Deficiência - Palestrante: Pedagoga: Edite Sehnem - Auditório CCET Uniplac

21/09 - Sexta-Feira 

10h às 16h - Mostra de Entidades e Serviços Prestados às Pessoas com Deficiência - Praça da Catedral

 

Texto e Fotos: Vitória Marques Bittencourt / Assessoria Uniplac