O Município não para de firmar parcerias para fomentar a capacitação e o aperfeiçoamento profissional de quem vive em Lages. Recentemente, o Programa Qualifica Mais Lages, serviço responsável pelo oferecimento de aulas para qualificação da mão de obra, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, em tratativas com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), traçou um vínculo de propostas em favor da população. Serão oportunizados três cursos gratuitamente: vendedor, operador de caixa e assistente administrativo, com 35 vagas para cada especialidade. As conversas aconteceram entre os coordenadores do Qualifica Mais, Marcelo Lima e Ivânia dos Anjos, a diretora do Senac em Lages, Eliane Santana de Liz, e o coordenador comercial da instituição, Adenilson Varela Silva.

Conforme o Senac, ao cumprir a missão de promover a inserção no mundo do trabalho pela educação profissional, a instituição abre vagas gratuitas para cursos de formação inicial e continuada na modalidade presencial. Os treinamentos são oferecidos por intermédio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Será fornecido todo o material didático e certificação ao final do curso.

Cada uma das capacitações será desenvolvida em 160 horas aula, com encontros de segunda a quinta, das 13h30min às 17h15min, com início dia 8 de outubro e término em 11 de dezembro deste ano. As aulas serão ministradas na própria sede do Senac, na avenida Dom Pedro II, 1.450, em frente ao Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera.

Para todos os cursos, os interessados devem ter idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. Os documentos necessários no ato da matrícula são os seguintes: cópia da carteira de identidade e CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade.

A ficha de inscrição deve ser preenchida pelos participantes na Secretaria, situada na rua Sebastião Furtado, 81, esquina com a Benjamin Constant, Centro, a uma quadra da Policlínica Municipal. Contatos: 3224-0600/3224-0700. As inscrições já estão abertas.

Na capacitação para vendedor a ementa é constituída de planejamento e organização de ações de venda e realização da venda em si e de pós-venda. Na função de assistente administrativo, os participantes terão ensinamentos relacionados à organização e execução de atividades de apoio aos processos da organização; elaboração, organização e controle de documentos, e Projeto Integrador Assistente Administrativo. Sobre operador de caixa, os alunos irão absorver noções de organização e realização de abertura e fechamento do caixa; processos de registro da venda de produtos e/ou serviços, no atendimento ao cliente, e Projeto Integrador Operador de Caixa.

De acordo com o Senac, “o propósito é formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados”. 

Foto Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo: Toninho Vieira - Imagens cursos: Senac/Divulgação