No final de semana, o gerente de paisagismo, da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, da Prefeitura de Lages, Giovanni Tomaselli Guesser, esteve no Rio Grande do Sul, em viagem de estudos das espécies vegetais nativas existentes na Unidade de Conservação Pró-Mata, no município de São Francisco de Paula. Giovanni faz mestrado em Produção Vegetal, no Centro Agroveterinário da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV-Udesc).

“Na sexta-feira (5) e no sábado (6), desenvolvemos nossos estudos e experiências no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata, a partir de observações feitas diretamente nas trilhas da Unidade de Conservação. Aquele centro é mantido através de convênio firmado entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(PUCRS) e a UNI. Tübingen, da Alemanha”, disse Giovanni Guesser.

Giovanni explicou que as experiências vivenciadas neste centro de pesquisas é muito importante, na medida em que elas já estão sendo aplicadas na prática diária de plantio e cultivo de espécies vegetais apropriadas para os canteiros urbanos, nas praças, avenidas e demais logradouros públicos. “Estamos aperfeiçoando a técnica de reprodução de espécies vegetais nativas, as quais se adaptam muito bem ao espaço urbano”, conclui Giovanni.

 

Fotos: Divulgação - Texto: Ascom/PML