Foi realizado nesta quinta-feira, 18/10, às 14 horas, na ACIL, o lançamento da campanha “Não consuma bebidas alcoólicas nas ruas”, promovido pelo Núcleo de Eventos. A campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre a Lei nº 4080/2015, que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas. Estiveram presentes ao lançamento o vereador Lucas Neves; o 2º Tenente Valdir Cristóvão de Oliveira, representando o Tenente Coronel Alfredo Nogueira; Silviane Manrich, representando a deputada Carmen Zanotto; e o deputado eleito Marcius Machado, que foi o autor da lei.

O coordenador do núcleo, Roberto Willemann, explicou que a grande de jovens que ficam em frente aos bares bebendo preocupa muito os empresários do setor. “Essa cultura de beber em frente aos bares causa muitos transtornos como a perturbação do sossego das pessoas que moram próximo devido a música alta, o acúmulo de lixo, o cheiro de urina. O consumo de álcool também pode levar as pessoas a terem um comportamento agressivo, um exemplo disso foi o que ocorreu com os sócios da casa noturna Zafira”, falou ele. “Além de conscientizar as pessoas sobre os transtornos e perigos, queremos que os jovens sintam-se a vontade para frequentar os nossos bares e para incentivá-los estamos lançando junto com a campanha uma promoção de 20% de desconto em produtos pré-determinados, em todos os bares que participam do núcleo”, completou Larissa Sandri, vice coordenadora do núcleo.

O autor da lei, Marcius Machado, explicou que ela surgiu a partir de reuniões dos Conselhos de Segurança Comunitária (Conseg’s), onde pediram que fosse feita uma lei para proibir o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas pelos mesmos motivos apresentados pelo núcleo. O Tenente Cristóvão informou que a polícia militar iniciará nesta sexta-feira (20) a Operação Silêncio que tem o objetivo de fiscalizar o cumprimento desta lei. O vereador Lucas Neves destacou a importância de equilibrar os interesses dos empresários que empregam tantas famílias, do poder público que arrecada com isso e da vizinhança dos estabelecimentos.

A campanha que recebeu total apoio dos presentes, será divulgada por meio das redes sociais, meios de comunicação e através de folders e cartazes. “Precisamos do apoio da sociedade nesta ação, para conseguirmos alcançar esse apoio precisamos da ajuda de todos vocês na divulgação. Acreditamos que com a divulgação massiva possamos alcançar resultados bastante positivos”, finalizou Willemann. 

 Sheila Rosa - Assess. de Imprensa da ACIL