Sob temperatura de 27ºC na tarde desta segunda-feira (12 de novembro), mais de 100 pessoas estavam no Banco do Emprego concentradas em concorrer a uma das 120 vagas temporárias (a princípio), abertas pela empresa Integra Serviços e Logística, de Porto Alegre (RS), terceirizada da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev). No máximo, no dia 25 de novembro todos os 120 deverão estar integrados e já no início das atividades. Portanto, 120 famílias terão um Natal mais tranquilo com garantia de renda dentro de casa e para realizar aqueles sonhos de final de ano.

Do total, são 117 postos de trabalho na função de ajudante de armazém, com atribuições de logística e movimentação de produtos; uma vaga para técnico em segurança do trabalho e duas para líderes de supervisão de turno. Os trabalhadores serão distribuídos em quatro turnos com 30 pessoas cada um. Ao dia e noite são escalas de 2 e 2 (trabalha dois dias e folga nos próximos dois) - jornada das 6h às 18h e das 18h às 6h.

Os ajudantes de armazém irão auxiliar a Ambev na prática operacional de uma nova estratégia de marketing de um produto já fabricado em Lages. Recipientes de cerveja serão retirados da linha de produção e farão parte de um kit a ser montado pelos novos colaboradores.

A ideia de venda é semelhante à modalidade Compre X, Leve Y, com descontos atrativos aos consumidores em estabelecimentos comerciais. Entre outras unidades da Ambev, espalhadas pelo Brasil, a de Lages foi a escolhida para o lançamento desta experiência. O trabalho de recrutamento está em andamento no Banco do Emprego, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Critérios

Homens e mulheres podem participar das seleções nos três tipos de atividades. Para a vaga de ajudante de armazém é preciso ter a partir de 18 anos de idade e o cidadão passará por avaliação de tempo de estabilidade em carteira registrada em empregos anteriores. Não há exigência de escolaridade.

Remunerações

O salário mensal para ajudante é de R$ 1.100. Para técnico exige-se o curso concluído, com salário no valor provável, ainda não fechado, de R$ 1.800, e o de líder, cuja exigência é ensino médio completo e preferencialmente experiência em liderança de equipe, é de R$ 1.446, também ainda não confirmado. Os benefícios comuns as três funções são transporte fretado, alimentação no local e bônus assiduidade de R$ 94. “As entrevistas devem se prolongar aqui no Banco do Emprego até no máximo dia 23 deste mês. Estão engajadas neste trabalho, aliás, as profissionais Andressa e Adriana”, observa a responsável pelo recrutamento e seleção da Integra, Lidiane Oliveira, uma das componentes da equipe nesta missão.

Como tentar?

Os cidadãos interessados devem comparecer ao Banco do Emprego, apanhar uma senha e aguardar o chamado para atualizar seu cadastro ou colocar em dia suas informações no sistema digital com suporte pelos atendentes em um dos cinco guichês. Haverá uma pré-análise de acordo com o perfil estabelecido pela empresa e se houver encaixe, a entrevista é marcada para dali um ou dois dias, mediante demanda. O Banco do Emprego está localizado na rua Sebastião Furtado, nº: 81, Centro, esquina com a Benjamin Constant, a uma quadra da Policlínica Municipal. Ressalte-se que o Banco do Emprego presta serviços de cadastramento, pré-seleção, encaminhamento para entrevistas e cessão de auditório e salas para entrevistas. As etapas seguintes ocorrem diretamente com a Integra, e a decisão de contratação é de sua incumbência e responsabilidade.

Currículos cadastrados nos últimos seis meses não necessitam de atualização, salvo exceções de mudança de endereço e telefone, e acréscimo de formação escolar e/ou cursos. Para cadastros com mais de seis meses no Banco do Emprego, recomenda-se ao cidadão se dirigir com carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência, e solicitar novo cadastro, pois este tempo, por ser longo, expira. A fotografia é registrada na hora do atendimento, sem custos.

Fotos: Daniele Mendes de Melo - Texto: Ascom/PML