Os 16 vereadores mirins da Escola Municipal de Educação Básica Osni de Medeiros Régis tomaram posse na tarde desta terça-feira, 13, na Câmara de Lages. Os jovens foram eleitos através do Projeto de Educação Fiscal, instituído pela Secretaria Municipal da Educação. O evento foi realizado em parceria com a Escola do Legislativo da Serra, que fez a cedência do plenário, confecção dos diplomas e todo o cerimonial da posse.

O orientador do projeto na escola, o professor Jhonatan Oliveira explicou que desde o mês de abril a escola vem trabalhando em sala sobre os três poderes que constituem o Estado: Executivo, Legislativo e Judiciário. O objetivo é estimular os estudantes a aprenderem desde cedo qual a função dos poderes e a importância dos trabalhos exercidos na sociedade. “Primeiro nós trabalhamos a teoria em sala de aula, após tivemos o período eleitoral onde ocorreu a inscrição dos candidatos, passamos pelo período de campanha, incluindo o debate entre os candidatos, até chegarmos a eleição, que com título fictício confeccionado em sala de aula, onde os alunos puderam escolher seus representantes”, detalhou. 

O presidente da Escola do Legislativo, vereador Jair Junior (PSD), parabenizou os eleitos e elogiou o trabalho executado pela instituição, reforçando a importância da participação do jovem na política. “Espero que cada vez mais a juventude e os estudantes participem desse processo democrático. Desejo que futuramente um de vocês ocupem uma cadeira aqui nesta Casa Legislativa, pois, gostando ou não da política, ela vai gerir a nossa vida. Por isso, é importante conhecer e entender o seu funcionamento e hoje todos aqui estamos tendo uma aula de cidadania”, cumprimentou.

Também prestigiaram a sessão de diplomação e posse pais, amigos, estudantes e comunidade em geral, que ainda contou com a presença dos vereadores Aida Hoffer (PSD), Amarildo Farias (PT), Bruno Hartmann (PSDB), Gerson Omar dos Santos (PSD) e Osni Freitas (PDT). “Promover a cidadania e fortalecer o processo democrático entre os jovens são os principais objetivos desse projeto e todos os envolvidos estão de parabéns. Quero também cumprimentar os vereadores eleitos e dizer que a partir de agora vocês terão uma grande responsabilidade dentro da comunidade escolar. Serão vocês os representantes de todos os alunos da escola”, enalteceu em nome da Casa, a vereadora Aida Hoffer.

VEREADORES MIRINS EMPOSSADOS:

Período matutino anos iniciais

Yuri Pessoa, 49 votos;

Maria Fernanda Oliveira, 25 votos;

Agnes Lemes Lopes, 16 votos;

Isabelle Jardim Seifert de Souza, 7 votos;

Período vespertino anos finais

Victor Henrique Oliveira Amaral, 45 votos;

Bruna Vargas Proenço, 26 votos;

Caio Miranda João, 26 votos;

Carolina Guard Macedo, 18 votos;

Enzo da Silva dos Santos, 17 votos;

Período matutino anos finais

Luis Fernando Albuquerque, 15 votos;

Nathan Emanuel da Silva Varela, 13 votos;

Carlos Alexandre Souza da Silva, 8 votos;

Luis Fernando Macedo Varela, 8 votos;

Período matutino anos finais

Adrian Porfírio de Oliveira, 25 votos;

Luiz Gustavo de Souza, 16 votos;

Nathan França Paita, 13 votos;

Assessoria de Imprensa da Câmara de Lages