O prefeito Antonio Ceron e o secretário de Assistência Social e Habitação, Samuel Ramos, assinaram na manhã desta segunda-feira, em ato solene realizado ao lado da Catedral Diocesana de Lages, a ordem de serviço para construção do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas I) no bairro Brusque.

Atualmente localizado no Centro de Lages, na rua Moisés furtado, nº 155, o valor de investimento na nova sede do Creas I será de R$ 404.549,26, cujo recurso foi adquirido através de Emenda Parlamentar da Deputada Federal Carmen Zanotto. A partir de agora, a empresa Thormakx Construtora Ltda, contratada por meio do Processo Licitatório nº 20/2018 e representada por João Paulo Correa dos Santos, terá o prazo de 11 meses para executar os serviços.

Para o secretário de Assistência Social e Habitação, Samuel Ramos, o fato de possuir sede própria representará maior qualidade na oferta dos serviços e menos custo para a administração pública. “Hoje em dia, o valor do aluguel mensal do Creas I está estimado em R$ 3 mil”, comentou Samuel. A coordenadora do Creas I, Rozilane Vieira, chamou atenção para outro aspecto de extrema relevância. “Como o próprio nome expressa, trata-se de um Centro de Referência. Com a sede própria, famílias e comunidade em geral terão uma referência de localidadeao invés da possibilidade de mudança ao fim do contrato de aluguel”, destacou Rozilane.

Por sua vez, o prefeito Antonio Ceron mencionou obras importantes para o desenvolvimento do município e que estão em fase final, entre elas, ampliação do Hospital Tereza Ramos, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e asfaltamento de ruas,como é o caso da Coronel Córdova.

O Creas em Lages

Vinculado à Secretaria de Assistência Social e Habitação,através da Diretoria de Proteção Social Especial de Média Complexidade, o Creas oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, como por exemplo, violência física, psicológica, sexual, tráfico de drogas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, entre outros.

Em Lages existem três Creas – I/Centro, II/Centenário e III/Coral, que atendem todo o território do município. Os serviços contam com equipes multiprofissionais, compostas por psicólogos e assistentes sociais, e atualmente acompanham cerca de 800 famílias.Destas, de acordo com Sandreia de liz, agente administrativa do Creas I, em relação ao mês de outubro deste ano, 277 famílias foram atendidas no Creas I.

 

Fotos: Marcelo Pakinha - Texto: Ascom/PML